Por cerca de três horas, o desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros passou por várias ruas do Recife acompanhado por centenas de pessoas e de carros. Ao lado do caixão, três dos cinco filhos de Eduardo Campos comandam as saudações ao ex-governador. Renata Campos, viúva, levou Miguel, filho mais novo do casal, dentro da cabine da viatura, ao lado de Cecília Ramos, viúva de Carlos Percol.
A chegada dos restos mortais ao largo da Praça da República, no centro da capital, foi marcada por uma enorme comoção. Desde o início da manhã de sábado (16), pernambucanos de vários lugares do Estado se concentravam no local à espera do último adeus. Alguns chegaram a dormir sentados encostados na cerca montada pelo governo do pernambucano para organizar a passagem pelos caixões.
Pessoas enroladas em bandeiras do Brasil, de Pernambuco, do Náutico – time de coração do ex-governador – acompanharam com palmas o transporte da urna com os restos mortais do ex-presidenciável da viatura do Corpo de Bombeiros até o local do velório. Muitos não contiveram o choro.
Ana Arraes, mães de Eduardo e ministra do Tribunal de Contas da União, demonstrava-se inconsolada. Por diversas vezes, abraçou o caixão aos prontos. Renata Campos, visivelmente abatida, manteve-se serena e foi abraçada pelos filhos diversas vezes. Ela passou toda a madrugada ao lado do corpo do marido. Familiares, amigos, políticos, correligionários também prestaram reverência. Marina Silva, vice de Campos na chapa do PSB à Presidência, ficou alguns instantes ao lado do caixão (coberto pelas bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do PSB) e acompanhou os gritos dos pernambucanos.
Será celebrada, pela manhã, a missa de corpo presente pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido em frente à sede do governo de Pernambuco. A previsão é que mais de 100 mil pessoas participem da cerimônia do último adeus a Eduardo Campos e também ao assessor de imprensa Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, que estão sendo velados no local.
As 10h30 de domingo (17), a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula já estavam no local para o velório de Campos. O ex-presidente pegou no colo o filho mais novo de campos, Miguel, de 6 meses, e abraçou os outros filhos do ex-governador e a viúva Renata Campos.
Neste momento, também prestam condolências à família de Campos o ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-ministro da Saúde e candidato ao governo paulista Alexandre Padilha, entre outras autoridades. O enterro do ex-governador está marcado para as 17h, no Cemitério de Santo Amaro. A família de Percol decidiu que o corpo do jornalista será sepultado logo após a missa de corpo presente.
Com Agência Brasil
Deixe um comentário