25 anos da queda do Muro de Berlim


Um muro imaginário de 8 mil balões brancos iluminados percorrendo parte do trajeto no qual, há 25 anos, estava erguido o muro de Berlim. Batizada de “Fronteira de Luz”, a instalação artística de 15 km de extensão foi criada para celebrar o aniversário da queda do muro na capital alemã, neste domingo, 9 de novembro.

Os balões festivos passarão, entre outros pontos, pelo Portão de Brandemburgo e pelo Checkpoint Charlie, principal posto de controle do antigo muro. Ao longo do caminho, também serão colocadas mensagens de paz e painéis com cem histórias de quem viveu na Alemanha divida.

No domingo à noite, os balões serão soltos ao som da orquestra da Ópera Estatal de Berlim.

VÍDEO OFICIAL DA INSTALAÇÃO

HISTÓRICO:

Com a derrota da Alemanha e o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os líderes das potências aliadas, o primeiro ministro britânico Winston Churchill, o presidente norte-americano Harry Truman e o general soviético Josef Stálin, se reuniram nas conferências de Potsdam e Ialta para negociar as fronteiras do capitalismo e comunismo no continente europeu.

Com o término da guerra contra Hitler, o inimigo em comum que unia os países aliados até então também deixava de existir, e logo as potências mundiais passaram a ocupar lados antagônicos – disputa que daria início à Guerra Fria.

Nessas conferências, resolveu-se que a  Alemanha seria dividida em quatro.  A parte oriental ficou com a União Soviética e a ocidental, com os Estados Unidos, Grã Bretanha e França. A capital Berlim localizava-se na parte oriental, mas também foi partilhada entre os países aliados.

Para conter o intenso fluxo migratório à parte ocidental de Berlim, o governo da RDA (República Democrática Alemã) decidiu erguer o muro na capital, chamado de “Muro Antifascista”, em agosto de 1961, isolando o território do resto da Alemanha Oriental. Mais de 100 mil cidadãos tentaram atravessar o muro desde a sua construção, e ao menos 600 deles foram mortos. Dentre os que tentaram ir de um lado a outro de Berlim, estima-se pelo menos 136 vítimas.

O muro que passava pelo centro da capital alemã tinha mais de 3 metros de altura e 43 km de extensão. A construção que separava as fronteiras de toda a parte oriental percorria 155 km.

O Muro de Berlim ficou de pé até o dia 9 de novembro de 1989, quando o porta-voz do Partido Comunista da Alemanha Oriental, em coletiva de imprensa, surpreendeu a todos e anunciou que cidadãos da RDA poderiam atravessar a fronteira quando quisessem. O muro de Berlim é tido como um dos maiores símbolos do fim da Guerra Fria e do desmoronamento do bloco socialista do leste europeu.

A reunificação oficial da Alemanha ocorreu no dia 3 de outubro, de 1990, quase um ano após a queda do muro de Berlim.

Para relembrar o aniversário de 25 anos da queda do Muro de Berlim, leia também o depoimento de Luiza Villaméa, contando como era a travessia de um lado para o outro da construção. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.