Considerado um dos mais importantes álbuns da história da MPB, o disco de estreia dos Secos & Molhados foi lançado há exatos 40 anos, em 06 de agosto de 1973. Mesmo quarentão, continua sendo um mistério (por seu grande êxito comercial) e um convite ao deleite auditivo (por seu primor estético).
O mistério reside na conclusão de que ninguém, em sã consciência, poderia imaginar que um disco protagonizado por três homens travestidos, maquiados, e afeitos a trejeitos femininos poderia vender tanto e atingir tamanha repercussão em pleno regime militar – vale lembrar, o álbum foi lançado durante a gestão assombrosa do ex-general Emílio Garrastazu Médici. Já o deleite auditivo é mais fácil compreender. A força do álbum se mantém intacta, pois a música encontrada nele continua a emocionar ouvintes do Brasil e do mundo todo, com seu lirismo, arranjos primorosos, e apelo atemporal.
O jornalista Fernando Figueiredo Mello, ex-editor do site da Brasileiros celebrou os 40 anos do álbum em seu blog efemeridesdoefemello.com. Leia a íntegra da nota
Ney Matogrosso, o lascivo cantor dos Secos & Molhados no álbum de estreia (ele abandonou o grupo, depois, durante as gravações do segundo disco) concedeu entrevista à Brasileiros, em fevereiro de 2012. Confira.
O compositor João Ricardo, fundador do grupo, também foi entrevistado pela Brasileiros. Leia
Deixe um comentário