1 – O Iluminado (1980)
Diretor: Stanley Kubrick
Um clássico do terror psicológico, conta a história de Jack Torrance, um homem contratado como zelador de um hotel durante o inverno, quando a neve torna o lugar inacessível. Ele, que quer aproveitar esse tempo para escrever seu livro, se isola com a mulher e o filho nas montanhas do Colorado. O gerente avisa que a família corre risco de sofrer crises claustrofóbicas e que o último zelador enlouqueceu e assassinou a mulher e as duas filhas antes de se matar. Seu filho de 5 anos, Dany, conversa com seu amigo imaginário e tem uma visão de enxurradas de sangue escapando de um elevador. Apesar de tanto o livro quanto o filme serem obras-primas, a adaptação deixou Stephen King desapontado, pois a caracterização de Jack não foi fiel. O personagem se aproxima mais do computador Hal de 2001: Uma Odisséia no Espaço e Alex DeLarge de Laranja Mecânica do que do homem mais humano descrito por King.
2 – Carrie, a estranha (1976)
Direção: Brian De Palma
“Se você gosta de terror… leve Carrie ao baile”. Com uma chamada dessas, não precisa pedir duas vezes, não é mesmo? Carrie vive isolada com a mãe, uma fanática religiosa, não tem amigos e é constantemente ridicularizada pelas colegas. Quando ela se assusta por estar sangrando no banho sem saber que teve sua primeira menstruação, as amigas zombam dela. Uma das meninas se arrepende e pede ao seu namorado, um aluno muito popular, que leve Carrie ao baile, onde uma surpresa nada agradável a aguarda. Mal sabem eles os poderes que da jovem e sua sede de vingança. Este foi o primeiro romance de Stephen King e o primeiro a ser adaptado para o cinema. Curiosamente, o livro quase não foi publicado porque o escritor não gostou do resultado a mulher de King que o incentivou a enviar o manuscrito a uma editora.
3 – À Espera de Um Milagre (1999)
Direção: Frank Darabont
Esse longa já entrou em uma de nossas listas. Claro que quando falamos de filmes sobre prisões, esse belíssimo drama não podia fica de fora, talvez seja o filme mais querido de todos os tempos. É contado em flashback pelo chefe da guarda da prisão, Paul Edgecomb, interpretado por Tom Hanks. A história se passa em 1935 no corredor da morte de uma prisão em Lousiana onde o guarda desenvolve uma amizade com um dos prisioneiros, John Coffey, papel que consagrou Michael Clarke Duncan. O livro foi originalmente lançado em seis volumes, sob o título O Corredor da Morte.
4 – O Nevoeiro (2007)
Direção: Frank Darabont
Desta vez a adaptação veio de um conto de ficção científica. Conta história de um grupo de pessoas presas em um supermercado em Bridgton, Maine porque uma neblina misteriosa cobriu toda a cidade. Todos que tentam escapar são brutalmente assassinados. A publicação também gerou um videogame e inspirou a série Silent Hill.
5 – A Colheita Maldita (1984)
Direção: Fritz Kiersch
O terror conta a história de uma entidade demoníaca, conhecida como “aquele que anda por detrás das fileiras”, que convence as crianças da cidade a matarem todos os adultos para que a colheita do milho seja assegurada. Já foram realizadas seis novas versões e um remake para a televisão.
Deixe um comentário