No próximo domingo (dia 25), chega ao fim a 2ª edição brasileira da Campus Party, feira de entretenimento eletrônico que está sendo realizada no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. Até esta sexta-feira, 6.655 pessoas foram inscritas, trocando informações e conhecimento, sempre com os computadores à mão. Mas, afinal, o que é e onde surgiu a Campus Party?
O maior evento de entretenimento eletrônico do mundo começou na Espanha, em 1997, na cidade de Málaga. O objetivo inicial foi reunir os diversos públicos usuários da internet e, claro, dos computadores, independente da plataforma, para propiciar um encontro de intercâmbios de ideias e conhecimento.
Na primeira edição, 250 pessoas foram à Campus Party. De lá até 2008, o evento cresceu e chegou aos mais de oito mil participantes em 2008, na cidade de Valencia, local onde vem acontecendo desde 2005. Além da evolução no número de envolvidos, a feira ultrapassou as barreiras da Espanha.
Em 2008, pela primeira vez, a Campus Party partiu para outros países. Além do Brasil, a Colômbia também promoveu a feira, em Bogotá. Foram mais de 70 mil visitantes na capital colombiana. O País recebe a edição deste ano em junho, enquanto que os fundadores espanhóis terão a feira em julho.
No Brasil, a Campus Party 2008 recebeu mais de 90 mil pessoas, no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera. O local foi tomado com mais de 900 barracas e 1.800 pessoas acampadas. Na estreia brasileira, o tráfego de arquivos dentro da feira foi composto por 70% de uploads e 30% de downloads, o que significa uma preferência por colocar conhecimento ao alcance de todos na internet em vez de absorver o conteúdo da rede. A 1ª edição no País valorizou, portanto, a troca e a criação de conteúdo.
Vamos esperar os números de 2009 para saber o que internéticos, blogueiros, twitteiros, orkuteiros, geeks e outras tribos revelam sobre este mundo maravilhoso da internet.
Deixe um comentário