Em maio de 2012 o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) completou 60 anos de vida e Brasileiros esteve na festa. Os repórteres da revista foram convidados porque, 20 anos antes, participaram do aniversário de 40 anos da Esquadrilha da Fumaça. Ruy Flemming, hoje piloto privado e que em 1991, era major e nada menos que o número 3 da Esquadrilha da Fumaça – posição do piloto na formação da esquadrilha e Hélio Campos Mello, fotógrafo, hoje diretor de redação da Brasileiros e que em 1991, voou com Flemming e contabilizou 72 horas de voo durante quatro meses, para fotografar e editar o primeiro livro da Esquadrilha da Fumaça, voltaram para Pirassununga, em abril de 2012 para contar a história do aniversário para a revista Brasileiros.
Eles de novo embarcaram nos Tucanos da Esquadrilha, voaram por quase uma hora, participaram das incríveis manobras e, em terra, entrevistaram os personagens para contar a história . O relato de um deles impressionou especialmente os repórteres. João Igor Silva Pivovar nasceu em Jaguariaíva, interior do Paraná, e desde que assistiu um programa de tevê em 1992 sobre a Esquadrilha sonhou em ser piloto. Sua família não concordava com o sonho do menino e dizia que aquilo não era pra gente do interior. Pivovar insistiu, estudou, batalhou e finalmente conseguiu passar em todos os concursos. Tudo isto ele contou para Flemming e Hélio em entrevista emocionante em maio de 2012.
Hoje (12/08) a FAB informou que uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, caiu por volta das 9h10 durante uma missão de treinamento próximo à pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, interior de São Paulo. O capitão-aviador João Igor Silva Pivovar e o capitão-aviador Fabricio Carvalho tentaram sair do avião ativando o sistema de ejeção, mas morreram no local do acidente.
Leia a reportagem sobre os 60 anos da esquadrilha e a história de João Igor Pivovar.
Deixe um comentário