No último dia 28 de outubro, vale dizer, antes de ontem, o presidente americano Barack Obama assinou a lei que elevou os crimes cometidos por conta de homofobia, à condição de crimes federais, denominados crimes hediondos, ou de ódio. A lei foi denominada Matthew Shepard e James Bird, pois estes dois foram vítimas de crimes hediondos, pela orientação sexual (Shepard) e origem afro-americana (Bird). Portanto, a defesa contra homofobia sai agora da esfera da legislação estadual, e ganha proteção mais extensa e sólida, de Lei Federal, fora da cultura fóbica e amoral dos estados americanos. A lei assinada por Obama foi aprovada pelo Congresso americano no dia 22, quinta-feira passada, representa um marco na defesa dos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, e, portanto, um exemplo para o mundo inteiro.
O exemplo americano vem em bom momento, quando nós, brasileiros, o povo “amistoso e integracionista”, que não é racista e não tem nada contra homossexuais, não conseguimos aprovar, em nosso Congresso Nacional, o Projeto de Lei 122, que iguala a homofobia aos crimes cometidos por racismo e discriminação religiosa. Nós não estamos sequer lutando pelo casamento de homossexuais, não por esta lei, diga-se. Só queremos proteção para não sermos mortos, espancados e humilhados por conta de nossa orientação sexual. Mesmo assim, a luta será longa para a aprovação de nossas garantias mais elementares.
Eu já disse isso aqui antes, Mattew Shepard foi linchado e levado à morte no mesmo estado, Wyoming, onde se passou o belíssimo filme Brokeback Mountain, no qual um dos personagens, Ennis Del Mar (Heath Ledger), tinha pavor de ser assassinado por ser gay, e seu amante, Jack Twist (Jake Gyllenhaal), acabou sendo realmente morto, de forma brutal, por esta causa.
Quando será que nós, brasileiros, daremos os mesmos passos que tantos países do mundo – Europa inteira, África do Sul, Uruguai, etc… Pelo visto, lutaremos por toda a vida. Que seja, mas lutaremos, e, um dia, a vida dos gays será mais fácil.
Abraços do Cavalcanti.
Deixe um comentário