Nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, Hillary Clinton foi nomeada secretária de Estado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.
[nggallery id=14709]

Uma personalidade forte. Se existe um traço marcante em Hillary é não ser coadjuvante, principalmente na vida política. Com Bill Clinton na presidência, não foi uma primeira-dama quieta. Ativa, atuante, não se intimidou ao candidatar-se e eleger-se senadora (a primeira mulher eleita por Nova York) enquanto o marido ainda estava na Casa Branca, em 2000.

Nas prévias do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2008, evidente que o ex-presidente foi um catalisador de apoios, políticos e financeiros, mas Hillary enfrentou Barack Obama de frente, como o próprio reiteradas vezes admitiu, até nesta segunda, no anúncio de sua nova secretária de Estado. Obama sabe que terá uma mulher forte ao seu lado.

Na história dos EUA, Hillary será a terceira mulher a ocupar o cargo. Antes dela, a atual Condoleezza Rice e ainda Madeleine Albright, que fez parte do segundo mandato de Clinton. Nesse quesito, pelo menos, Hillary será a coadjuvante nas páginas da História. A terceira da fila.

Em tempo: Neste 1º de dezembro, uma mulher forte ficou sentada num banco de ônibus para levantar a voz contra a intolerância e o preconceito racial. Rosa Parks, em 1955, no estado do Alabama.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.