A um dia da Casa Branca

Fotos Luiza Villaméa

No último dia de campanha pela presidência dos Estados Unidos, os candidatos Barack Obama e Mitt Romney, se esforçam por cada voto dos eleitores indecisos, que segundo analistas, devem decidir as eleições. A busca é concentrada, principalmente, nos chamados swing states (ou Estados indecisos) como Flórida, Ohio, Colorado, Iowa, Virgínia, New Hampshire, Carolina do Norte, Nevada e Wisconsin.

Optando por uma fórmula que deu certo em 2008, Obama e seus correligionários investem pesadamente no trabalho voluntário. Do comitê do democrata na Market Street, em São Francisco, onde se viam cartazes e “Obamas” quase de tamanho real, membros da campanha convocam simpatizantes a mandar mensagens e fazer telefonemas para eleitores de todo o país, principalmente nos swing states.

Últimos comícios
No domingo, os dois candidatos estiveram em Ohio, o Estado considerados decisivos. Obama esteve na cidade de Cincinnati, onde falou a eleitores sobre a melhora nos dados econômicos e no aumento das vagas de empregos, afirmando que precisa de um segundo mandato na Casa Branca para terminar o trabalho. “Esta é uma escolha entre duas versões diferentes da América”, disse.

Na cidade de Cleveland, o republicano Romney realizou um comício onde buscou atingir os eleitores insatisfeitos com o atual governo se definindo como o candidato da mudança. “Ele prometeu fazer muito, mas francamente ele fez muito pouco”, disse.

Nesta segunda, Obama fez uma maratona visitando os Estados de Wisconsin, Ohio e Iowa, no Meio-Oeste onde ele tem pequena vantagem e que seriam suficientes, segundo analistas, para garantir a sua reeleição.

Romney concentrou seus esforços nos Estados da Flórida e Virgínia, onde ele está na frente, além de Ohio e New Hampshire.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.