Foto reprodução
Poucos podiam imaginar tamanha repercussão e mobilização causadas pela eleição de Renan Calheiros para a Presidência do Senado. Hospedado no site de petições AVAAZ, um abaixo-assinado pedindo o “Impeachment do Presidente do Senado” já reuniu, até a tarde desta sexta-feira, dia 8, cerca de 1 milhão de assinaturas. O objetivo da petição é chegar a 1.360.000 assinaturas, o que representa 1% do eleitorado nacional.
Os organizadores se serviram do seguinte trecho da Constituição para justificar o número: “A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles”
O texto segue: “Infelizmente essa ferramenta popular foi criada apenas para propor leis e com requisitos tão complexos que quase ninguém consegue fazer uso dela. Mas se 1.360.000 se juntarem a nós, poderemos causar um rebuliço na mídia, desafiar as restrições desta Iniciativa popular e exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros. Vamos usar o poder do povo agora para exigir um Senado limpo”.
O rebuliço já começou.
Deixe um comentário