Estreia nesta sexta-feira, 09 de agosto, no Theatro Municipal de São Paulo, a consagrada ópera de Giuseppe Verdi: Aida. O espetáculo marcará a abertura da temporada lírica de 2013, a primeira sob o comando do maestro John Neschling.
No início de sua gestão como diretor-artístico do teatro, Neschling se comprometeu a “impregnar a ópera na cultura paulistana”. A temporada contará com seis óperas entre as mais conhecidas de todos os tempos: Aida, Don Giovanni, Jupyra, Cavalleria Rusticana, Ouro do Reno e La Bohème.
O maestro contou que o objetivo da nova administração é construir um repertório próprio do Theatro Municipal paulista, com obras que possam ser remontadas no futuro e até cedidas para outros teatros brasileiros. Por isso, a escolha de títulos tão populares. Até então, as produções eram terceirizadas ou alugadas de outras casas de ópera do mundo.
A montagem de Aida conta com 276 profissionais, entre músicos, bailarinos e atores e mais de 170 pessoas subirão ao palco simultaneamente durante o célebre terceiro ato. A produção trouxe grandes nomes da ópera para o Theatro Municipal como Marco Gandini, diretor cênico, que há mais de duas décadas assina produções nas principais salas de ópera da Itália, o cenógrafo Italo Grassi, a figurinista Simona Morresi, Virginio Levrio, responsável pelo desenho de luz e o coreógrafo Marco Barriel.
Aida foi escrita em 1871 e apresentada pela primeira vez no Cairo, comissionada pelo então quediva (vice-rei) egípicio. Um ano depois, Verdi levou a ópera ao Teatro La Scala, em Milão. O sucesso foi tanto que o compositor italiano foi chamado ao palco 32 vezes para receber aplausos.
A ópera ficará em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo até o dia 25 de agosto. Em seguida estreia a versão vampiresca de Don Giovanni, do Teatro Municipal de Santiago do Chile. Além das seis óperas, a programação deste ano trará 25 concertos de câmara e 12 de música popular brasileira no recém-restaurado salão do Conservatório Dramático Musical de São Paulo.
Serviço
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Nos dias 09 sex 20h, 11 dom 18h, 13 ter 20h, 15 qui 20h, 17 sab 20h 18 dom 18h, 20 ter 20h, 22 qui 20h, 24 sab 20h, 25 dom 18h.
De R$ 40 a R$ 100 – meia-entrada.
Mais informações.
Deixe um comentário