Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida (Carta da Terra).
Para quem acha que este nosso louco mundo ainda tem salvação, começa amanhã e termina na quinta-feira, no Palácio das Convenções do Anhembi, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.
Durante dois dias, o evento discutirá ações, medidas e alternativas sustentáveis no Brasil e no mundo. Há mais de 3 mil inscritos para participar dos debates que serão transmitidos online para 50 universidades via internet no Brasil, América Latina e Europa.
A discussão será permeada pelos conceitos descritos na Carta da Terra – documento criado em 2000 e que tem como premissas a preservação ambiental, o fim de todos os tipos de preconceitos, a união e a harmonia dos povos; além, é claro, da sustentabilidade como uma necessidade iminente ao desenvolvimento e preservação da espécie humana.
Para discutir o tema, o Fórum terá como palestrantes nomes consagrados da política, empresários e personalidades – inclusive ganhadores do Prêmio Nobel – entre eles: Edmund Phelps – Prêmio Nobel da Economia 2006; David Trimble – Prêmio Nobel da Paz de 1998; Mohan Munasinghe – Prêmio Nobel da Paz 2007; o líder indígena André Baniwa, a pacifista Monja Coen, o representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, o filósofo Mario Sergio Cortella, o intelectual colombiano Bernardo Toro, a educadora Terezinha Azerêdo Rios, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a Senadora Marina Silva, além de outros nomes nacionais e internacionais.
A participação é gratuita e os interessados deverão se inscrever no site www.comunicacaoesustentabilidade.com. As vagas são limitadas. Como o foco do Fórum é comunicar a população sobre a importância da sustentabilidade com o apoio de empresários, políticos, autoridades e formadores de opinião, uma das maiores preocupações dos organizadores está nos estudantes.
O II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade será composto por mesas temáticas, cada uma com seu mediador e cerca de quatro convidados que debaterão os temas propostos e seus desdobramentos. Veja a programação completa:
6 de maio
Abertura: 09h00 -09h30
Apresentador: Wellington Nogueira
Atitude Brasil
Carta da Terra – Monja Coen
Mesa 1: 09h30 – 13h30 _Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida
Bernardo Toro – Fundação AVINA
Danah Zohar – Física e Filósofa
Ferréz – Escritor
Danilo Miranda – Diretor Regional do SESC
Flávio Oliveira – Ger. de Projetos Sociais da TV Globo
Tarcísio Godoy – Presidente da BrasilPrev
Mediadora: Mona Dorf – TV Ideal
Almoço – 13h30 – 14h30
15h00 – Flávio Comim – Campanha Brasil Ponto a Ponto PNUD
15h00 – 19h00 – Mesa 2: Justiça Social e Econômica
Edmund Phelps – Prêmio Nobel da Economia 2006
Luiz Gonzaga Belluzzo – Carta Capital
Representante da Petrobrás
Claudio Frischtak – Consultor Sênior da Vale
Florestan Fernandes Jr – TV Brasil
Mediador: Merval Pereira – TV Globo
19h00 – 19h20 Mônica Dias Pinto – Canal Futura
7 de maio
9h00 – 10h00 Apresentação Pesquisa Dossiê Jovem MTV
10h00 – 14h00 Mesa 3: Democracia, Não Violência e Paz
David Trimble – Prêmio Nobel da Paz de 1998
Fernando Haddad – Ministro da Educação
Mario Sergio Cortella – Educação PUC-SP
Terezinha Azerêdo Rios – Filósofa
Vincent Defourny – UNESCO
Mediador: Ricardo Kotscho – Revista Brasileiros/iG
14h00 – 15h00 Almoço
15h00 – 19h00 Mesa 4: Integridade Ecológica
Mohan Munasinghe – Prêmio Nobel da Paz 2007
Marina Silva – Senadora da República
André Baniwa – Vice-Prefeito de São Gabriel da Cachoeira
Washington Novaes – Jornalista
Olinta Cardoso – Ex-Diretora da Vale
Mediador: André Trigueiro – Globo News
19h00 – 19h30 Encerramento + Premiação Concurso de Fotografia
19h30 – 20h00 Intervalo para relacionamento
20h00 – 23h00 Show de homenagem à Carta da Terra
Sobre os participantes
Bernardo Toro – Intelectual colombiano, conhecido por ser inovador em análises e reflexões sobre a educação na América Latina. Enfatiza o papel da comunicação e da mídia para o desenvolvimento da democracia. Estudou filosofia, física, matemática e fez pós-graduação em investigação e tecnologia educativa. Atualmente é assessor da presidência da Fundação AVINA.
Danah Zohar – Nasceu nos Estados Unidos. Formada em física e filosofia pelo Massachusetts Institute of Technology, tendo concluído três anos de estudo de pós-graduação em filosofia e religião na Harvard University, onde foi aluna de Erik Erikson. Atualmente reside na Inglaterra e é professora do Programa de Liderança Estratégica na Universidade de Oxford.
Ferréz – Um dos mais respeitados autores da nova geração de escritores. Autor de livros consagrados como “Capão Pecado”, “Manual Prático do Ódio” e “Fortaleza da Desilusão”. Nascido e criado no bairro de Capão Redondo, freqüentemente dá palestras nas periferias brasileiras. Ligado ao movimento hip hop, fundou a marca 1DASUL – marca própria de roupa produzida no bairro.
Danilo Miranda – Sociólogo e Filósofo. Diretor Regional do SESC, no Estado de São Paulo. Atua na organização desde 1984. Contribuiu com diversas iniciativas de desenvolvimento do esporte, artes, cultura, e educação. Ganhou o prêmio Trip transformadores, na categoria Liberdade, Diversidade e Desprendimento, entre outros prêmios.
Flávio Oliveira – Jornalista formado pela PUC-Rio, com MBA pelo Ibmec Business School (2001-2002) e pela Fundação Dom Cabral (2007-2009). Desde 2004 atua como gerente de projetos sociais da Rede Globo e é responsável por projetos como o Merchandising Social, Amigos da Escola e Publicidade Social.
Tarcisio Godoy – Diretor Presidente da Brasilprev Seguros e Previdência S.A., membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil desde 2003. Atuou como Coordenador Geral da Dívida Publica e Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, possui pós-graduação em Geotecnia e é mestrando em Economia.
Flavio Comim – Economista Sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro. Ele é Professor Associado da Universidade de Cambridge, Inglaterra, e Professor Licenciado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Edmund Phelps – Prêmio Nobel da Economia de 2006, por criar a teoria das bases microeconômicas do desemprego e da inflação. Professor de política econômica da Universidade de Columbia, Nova York, e diretor do Centro de Capitalismo e sociedade da mesma universidade.
Luiz Gonzaga Belluzzo – Um dos economistas brasileiros mais respeitados da atualidade, é professor titular de economia da Unicamp. Sócio da revista Carta Capital, foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (governo Sarney) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (governo Quércia). É fundador da Facamp (Faculdades de Campinas).
Claudio Frischtak – Presidente da Inter.B – Consultoria Internacional de Negócios. Foi “principal economist” da área de indústria e energia do Banco Mundial e professor adjunto na Universidade de Georgetown, tendo feito sua pós-graduação na Universidade de Campinas e em Stanford University. Atua como conselheiro em várias organizações e é consultor sênior da diretoria executiva da Vale.
Florestan Fernandes Jr. – Foi repórter especial da TV Globo, TV Manchete e TV Cultura. Apresentador e comentarista do Jornal da Manchete e do Jornal da Gazeta. Foi também apresentador do jornal da TV Cultura e do programa Opinião Nacional. Escreveu com o Alberto Dines e Nelma Salomão a coleção “Histórias do Poder”. Atualmente é o gerente executivo de jornalismo da TV Brasil e apresentador do telejornal Repórter Brasil.
Mônica Dias Pinto – Pedagoga, com mestrado pela PUC/RJ na área de educação. Atual Gerente de Desenvolvimento Institucional do Canal Futura, onde desenvolve projetos sociais de comunicação e educação com empresas privadas e de economia mista, fundações e institutos empresarias e governos.
Lord David Trimble – Prêmio Nobel da Paz 1998, por sua atuação como negociador do acordo de paz – Acordo de Belfast – na Irlanda, entre os unionistas protestantes e os católicos. Foi Primeiro Ministro da Irlanda do Norte e presidente do partido protestante do Ulster
Fernando Haddad – Atual Ministro da Educação. Mestre em Economia e Doutor em Filosofia pela USP, tem vasta experiência em gestão pública. Atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e foi assessor especial do Ministro Tarso Genro quando Ministro da Educação.
Mario Sergio Cortella – Filósofo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor pelo departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação. Foi Secretário da Educação de São Paulo e trabalhou por muitos anos com Paulo Freire.
Vincent Defourny – Representante da UNESCO no Brasil. Foi especialista de avaliação da UNESCO, de 1997 a 2002, tendo prestado serviços em países como França, Brasil e outros países da América Latina. Doutor em Comunicação pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e licenciado em Comunicação Social pela mesma universidade.
Terezinha Azerêdo Rios – Formada em Filosofia, doutora em Educação, professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Assessora e consultora em projetos de educação continuada de profissionais de diversas áreas do conhecimento.
Mohan Munasinghe – Prêmio Nobel da Paz de 2007. Intelectual do Sri Lanka, reconhecido internacionalmente como um especialista em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Vice-Presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).
Marina Silva – Atual senadora da República, foi Ministra do Meio Ambiente e, desde o primeiro mandato do governo Lula, realizou diversas iniciativas de preservação das florestas brasileiras.
André Fernando Baniwa – Vice-Prefeito de São Gabriel da Cachoeira. Nasceu na comunidade indígena Tucumã Rupitá (Komalhipani), Alto Rio Içana. Ingressou no movimento indígena via OIBI (Organização Indígena da Bacia do Içana) e, desde 2005, é membro da diretoria da FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro. Atual Vice-Prefeito de São Gabriel da Cachoeira- AM.
Washington Novaes – Jornalista, supervisor geral do Repórter Eco. Foi consultor do primeiro relatório nacional sobre biodiversidade. Participou das discussões para a Agenda 21 brasileira. Dirigiu vários documentários, entre eles a série famosa “Xingu” e, mais recentemente, “Primeiro Mundo é Aqui”, que destaca a importância dos corredores ecológicos no Brasil.
Olinta Cardoso – Ex-diretora de Comunicação Institucional da Vale , Olinta Cardoso é graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Pessoas. Atualmente faz parte do Conselho Empresarial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), do Conselho Consultivo do Instituto Holcim, do Conselho Deliberativo do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE).
Mediadores
André Trigueiro – Jornalista brasileiro especializado em Jornalismo Ambiental. É repórter e âncora da Globonews. Também dá aulas na PUC-Rio.
Merval Pereira – Comentarista da Globonews e da CBN e colunista do jornal O Globo, onde entrou em 1968 como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Midia impressa e rádio das Organizações Globo. Recebeu Prêmio Esso em 1979.
Mona Dorf – Com 25 anos de experiência em televisão, a jornalista paulistana passou da reportagem à apresentação de importantes telejornais. Passou pela TV Globo, TV Manchete e TV Cultura. Hoje faz parte do time da TV Ideal, canal da editora Abril com programação voltada ao mundo corporativo.
Ricardo Kotscho
É repórter do iG e da revista Brasileiros. Jornalista desde 1964, já trabalhou em quase todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV) e foi Secretário de Imprensa da Presidência da República no governo Lula. Ganhou os prêmios Esso, Cláudio Abramo e Herzog.
Sobre o Concurso de Fotografia
O II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade lançou o concurso Fotografia: Comunicar para não esquecer. O objetivo foi escolher as melhores imagens captadas no centro-oeste brasileiro e que estavam alinhadas com o tema do evento.
Os dez candidatos que foram selecionados terão suas fotos divulgadas durante uma exposição institucional, que acontecerá nos dias da realização do Fórum. Além disso, as fotos serão publicadas no livro Fotografia: Comunicar para não esquecer, que será lançado em Julho de 2009. Os três primeiros colocados receberão, ainda, uma premiação em dinheiro.
Para ter acesso, segue o link:
www.comunicacaoesustentabilidade.com/concursofotografia
Sobre o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade
O II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade é um evento itinerante pelo eixo Brasília – São Paulo – Rio de Janeiro – Belo Horizonte, que tem como objetivo promover o entendimento e a discussão entre setores público, privado e sociedade civil sobre o papel educativo da comunicação para a compreensão do conceito da sustentabilidade. A 1ª edição, que aconteceu em Brasília (DF), contou com nomes como o economista Rajendra Pachauri (ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007), Muhammad Yunus (fundador do Grameen Bank – o Banco dos Pobres – e Prêmio Nobel da Paz em 2006), Oded Grajew (idealizador do Movimento Nossa São Paulo, Fundação Abrinq e do Fórum Social Mundial), entre outros. A 2ª edição do evento focará na educação, na diversidade humana, no meio ambiente e nos fatos históricos das crises econômicas vividas no século XX e XXI.
Sobre a Atitude Brasil
Fundada em 2004, a Atitude Brasil é uma empresa de comunicação especializada em desenvolver políticas de patrocínio visando à integração da comunicação, criando programas e projetos para empresas, e promovendo diálogos necessários para o entendimento da cultura de novos negócios. Entre os projetos desenvolvidos, destaque para o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, o Festival Internacional de Fotografia de Paraty (Paraty Em Foco), a publicação das biografias de Elis Regina (Furacão Elis) e de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, o Festival Internacional de Música de Ilhabela, o documentário “Boas Práticas de Desenvolvimento Sustentável”, a Plataforma “Mulheres Mães de Rua” – que visa implementar o negócio social no Brasil com o suporte do Prof. Muhammad Yunus -, os livros “Lei Rouanet – o livro” e “Fotografia – comunicar para não esquecer”.
Patrocinadores
O II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade conta com o patrocínio de: Vale, Petrobras, Banco do Brasil, Banco de Brasília (BRB), BrasilPrev.
Serviço
II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade
Dias 6 e 7 de maio
Palácio das Convenções do Anhembi – São Paulo/SP
Entrada gratuita (mediante inscrição pelo site, vagas limitadas)
www.comunicacaoesustentabilidade.com
O projeto de Cristovam
Alguns leitores me pediram no final de semana orientação para obter o Projeto de Lei do senador Cristovam Buarque sobre os filhos de políticos na escola pública. Rudolfo Lago, assessor do senador, explica que o processo é um pouco complicado mas funciona assim:
Na própria página do Senado (www.senado.gov.br), entre em “Atividade Legislativa”. Ali há “Pesquisa Rápida de Matérias”. Clique em PLS – Projeto de Lei iniciado no Senado. Embaixo, tem um quadro escrito “Tipo”. Selecione também PLS – Projeto de Lei iniciado pelo Senado. Abaixo, coloque o número do projeto, que é 480, e o ano, que é 2007.
Em tempo: o Lago acaba de me passar um jeito mais fácil de acessar o projeto. É só entrar no blog do senador e clicar no assunto: www.cristovam.org.br/blog
Boa sorte!
Deixe um comentário