Alckmin seria reeleito no primeiro turno, diz pesquisa

Governador Geraldo Alckmin faz vistoria em trem do metrô, no mês passado. Ele lidera as intenções de voto em São Paulo. Foto: Edson Lopes Júnior/ GESP
Governador Geraldo Alckmin faz vistoria em trem do metrô, no mês passado. Ele lidera as intenções de voto em São Paulo. Foto: Edson Lopes Júnior/ GESP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) seria reeleito em primeiro turno ao governo do Estado, em outubro, se as eleições acontecessem hoje, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (7). Ele tem 44% dos votos.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf (PMDB), aparece em segundo, com 21%. Em seguida, surgem o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), com 5% e o ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha (PT), com 3%. Kassab, no entanto, ainda estuda ser vice na chapa de Alckmin.

Considerando a possível ausência de Kassab entre os adversários de Alckmin, o atual governador somaria 47% dos votos, Skaf ficaria com os mesmos 21% e Alexandre Padilha cresceria um ponto, passando para 4%.

Os candidatos Gilberto Maringoni (PSOL) e Gilberto Natalini (PV) somaram 1% dos votos cada. A pesquisa ainda mostra que 26% dos paulistas disseram que vão votar em branco, nulo, ou estão indecisos.

Segundo o Datafolha, no entanto, Alckmin teve uma queda brusca na avaliação do seu governo: de 53% para 41%, motivado, principalmente, pelas manifestações de junho do ano passado.

O instituto ainda verificou as intenções de voto para o Senado, onde 27 das 81 cadeiras estão em disputa, uma para cada Estado. Em São Paulo, José Serra (PSDB) lidera a pesquisa com 41%, seguido por Eduardo Suplicy (PT), com 32%, e Márcio França (PSB), com 4%.

O Datalha realizou o estudo entre os dias 3 e 5 de junho e entrevistou 2029 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança da pesquisa em 95%.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.