Alemanha 10 x 0 Brasil

Guido Westerwelle
Guido Westerwelle

Meus caros, impossível não falar sobre o resultado das eleições na Alemanha, que ocorreram domingo. Sim, Angela Merkel continua sendo a primeira-ministra alemã, até aí nada mudou, mas o número 2 do novo governo é Guido Westerwelle, político do Partido Liberal, 47 anos, e GAY. Não estou revelando nenhum segredo de alcova, pois o cara saiu do armário já há mais de 5 anos, e vive abertamente como gay desde então. Vive abertamente sim, e se deixa fotografar ao lado do marido, que ainda por cima é um gatão. Lá estavam os dois,  de braços dados, celebrando a vitória na frente de todos os fotógrafos, bárbaro.  O Partido Democrata Cristão de Angela Merkel ganhou, mas ganhou muito apertado, e para governar precisa de Westerwelle e seu Partido Liberal.  Merkel ganhou raspando, e Westerwelle ganhou bonito. Seu partido tem a melhor e mais sólida reputação na área econômica, ponto nevrálgico para um país tão abalado pela crise mundial. Eles entraram com força no governo, vão levar vários assentos no novo gabinete, e Westerwelle será vice-chanceler da República Federal da Alemanha. Como tal, terá várias funções importantes, uma delas será a de Ministro das Relações Exteriores. O país mais rico de toda a União Européia, que tem uma economia aproximadamente duas vezes maior do que a do Brasil – e uma renda per capta quatro vezes maior do que a nossa, é governado por uma mulher, e seu vice, o “número 2”, é um homem gay. Eles foram democraticamente escolhidos pelos eleitores alemães, povo culto e politicamente engajado, de forma que ninguém pode questionar a legitimidade deles para seus cargos.

Guido ebRuno celebrando
Guido e Michael celebrando em público

Perderam o fôlego? Pois eu perdi, só de escrever o parágrafo acima. Uma mulher e um gay governam a Alemanha. Alguém acha que os eleitores alemães foram ludibriados, e que acordaram com um vice chanceler gay sem saber? Coisa nenhuma! A sexualidade e a vida pessoal de Westerwelle sempre foi pública, só que os alemães estão mais preocupados com a plataforma de propostas políticas do partido dele, que inclui o corte de impostos e reformas na legislação trabalhista. Com quem o cara dorme não interessa, eles não estão nem aí! Aliás, nem eles, nem o mundo, leiam o que disse a  imprensa mundial na terça-feira. Todos os grandes jornais sérios do mundo relataram um certo alívio com a permanência de Angela Merkel por mais quatro anos no poder, eis que isso significa que não haverá mudanças radicais no rumo da economia alemã, melhor para economia mundial. Todos mencionaram os compromissos do G-20, e pouco ou quase nada falaram da sexualidade do novo vice chanceler. Para o mundo inteiro isso é uma mera curiosidade, para lá de secundária.

Eles, de novo
Michael Mronz é um gatão!

Westerwelle vive há muitos anos com um ex-atleta (não entendi o que ele faz hoje)  chamado Michael Mronz, de belos olhos azuis, e não vivem escondidos não. Nas cerimônias públicas os dois vão juntos, andam de braços dados, e até ousam trocar alguns gestos afetuosos, e lá o mundo não acaba por causa disso.

Agora, me digam todos aqueles que vêm atacar os homossexuais  aqui neste blog, que nos chamam de depravados, que dizem que somos a desgraça da sociedade, que nossos gestos de afeto são obscenos ou imorais, me digam os preconceituosos, me digam os homofóbicos, me digam se isso não lhes traz alguma vergonha na cara?! Uma das nações mais desenvolvidas do mundo dá este exemplo de maturidade política e respeito à diversidade sexual, e nós aqui aguentando discurso medíocre de gente preconceituosa. Brasil, cria vergonha na cara! A mentalidade retrógrada e burra de nossa sociedade só traz políticos como os nossos, que nos envergonham no Congresso Nacional, e que estão lá com o voto de todos. E é com as bichas que a sociedade se revolta.

E vocês, votariam num gay ou não? A sexualidade te impede de votar num homossexual? Quem acha que os alemães votaram errado, que diga isso neste blog, e assine seu nome embaixo!


Comments

77 respostas para “Alemanha 10 x 0 Brasil”

  1. ALC: Não iniciei discussões com tom de pessoalidade. Fique à vontade para apagar o que vc quiser. Abraços.

  2. Caro AC: Você insiste em afirmar-se superior, em vários aspectos, pena, assim põe por terra quaisquer chances de eu considrrá-lo digno de um diálogo mais maduro e multifacetário. Big Brother??? Não, amigo, nunca desperdicei meu valioso tempo com tal programa, até porque se parece mais com você, sedento de divulgar idéias e panfletos gays, não sou panfletário, sou sim, imutavelmente à favor de uma família e de um relacionamento tradicional, e olhe que nem estou entrando na seara religiosa, a qual vc demonstrou ser absolutamente néscio, ao afirmar que há apoio bíblico, ou no mínimo, omissão da Bíblia no tocante ao homosexualismo, demosntrando que nem de longe sabe o que fala, pois um médio leitor da Bíblia encontrará centenas de citações, do Gênese ao Apocalipse, condenando o homossexualismo, mas não me demorarei nessa seara, visto vc ser leigo no assunto. Ademais, concluo que nossos ácidos diálogos terminam -pelo menos para mim – aquí visto sermos imutáveis em nossos conceitos; Quem está certo? O tempo e o Senhor dirão, não sou o juiz, apenas filho dEle. Abraços (de frente, lógico).

    1. AC e De Olho
      Lamento o tom pessoal dos últimos dois comentários – a agressão de um a outro não tem espaço neste blog, vamos manter o nível e nos respeitar como cidadãos, ou então vou apagar todos os comentários.
      LC

  3. Lourenço,

    Fazendo uma correção a algo que escrevi por engano. Não são estrelas rosas, mas triangulos rosas. As estrelas identificavam os judeus.

    Abraços,
    AC

  4. Prezado Lourenço,
    Estive bastante ocupado desde meu último comentário. Ontém, quando cheguei em casa, li o comentário do De Olho e achei melhor não respondê-lo imediatamente, pois eram tantas as inconsistências que deixei para fazê-lo hoje.
    Hoje perdi a vontade de responder, como havia planejado, derrubando frase por frase de seu comentário desembasado. Por força de minha profissão, considero um desafio desconstruir argumentações alheias quando essas são desprovidas de qualquer embasamento.
    O comentário do De olho é frágil, fruto da fragilidade de suas idéias e dos argumentos que ele utiliza. Quer um exemplo? Ele acha que eu sou desiquilibrado e que o ataquei e começou seu comentário com uma tentativa de agressão ao “desconhecer” se sou um senhor ou uma senhorita (do senhora, ele se esqueceu) e mais adiante diz que eu pareço uma “biba raivosa”, ou seja, sabe que sou um senhor! Quer outro? Ele diz que eu afirmei que ele era PRECARIAMENTE alfabetizado. Mentira, eu nunca disse isso. Disse e continuo repetindo que me surpreendo como uma pessoa com seu nível intelectual conseguiu ser alfabetizado. Mantenho cada letra. Não entrarei em detalhes sobre minha formação acadêmica para não ser considerado pernóstico, nem agressivo em relação às conquistas de alguém que, pelo que escreveu, deve tê-lo feito com muito esforço. Mas não é à minha formação que dou maior importância. Sempre me preocupei mais em ser alguém que raciocina e cujas idéias acabam sendo resultado de longa análise sobre cada assunto, ainda que não me digam respeito diretamente. Não busca o conforto das “maiorias numéricas”. Prefiro o ponto de vista próprio, pois sei como foi construído.
    Antes de aprender um terceiro idioma, seria útil ao De Olho aprender a raciocinar no seu próprio. Não adianta aprender um idioma para espalhar idéias preconceituosas, de uma maneira impulsiva e sem base.
    Frases do tipo “ACHO QUE (OS GAYS) JÁ CHEGARAM MAIS LONGE DO QUE PODERIAM, DEVERIAM E MERECIAM” demonstram uma total falta de bom senso, informação e inteligência. Muitos homossexuais já chegaram a lugares onde o De Olho JAMAIS chegará e afirmo isso sem a mínima dúvida, dada a enorme contribuição prestada à humanidade por pessoas que, dentre um universo de particularidades, eram homossexuais. O Sr. De Olho deve estar acometido pela síndrome de Big Brother (vide seu codinome) e achar que é Deus e tem o poder de estabelecer parâmetros para as conquistas dos homossexuais. Coitado…
    Lourenço, devo admitir que discordo de seu primeiro comentário sobre o comentário que fiz sobre o De Olho. Não é uma questão de respeitar ou não respeitar o comentário alheio, mas de responder de uma maneira ácida a um comentário que não diz nada e não se sustenta.
    Além dos comentários amistosos e construtivos, tenho lido em seu blog barbaridades e agressões sem fundamento. Feliz ou infelizmente sempre escolhi muito bem as pessoas com quem ando e verdadeiramente nunca havia participado de um debate com pessoas homofóbicas, que orgulham-se em sê-lo, mas não explicam seus motivos.
    Uma coisa é um debate em que as partes expõem seus motivos e a partir deles se estabelece o contraditório, outra é ler ofensas de pessoas que se escondem no anonimato proporcionado pela internet e dão vazão a sua ira e complexos em geral.
    Sob este aspecto, os comentários do De Olho estão em ótima companhia. São dezenas de pessoas alegando religião, reprodução, excessos sexuais e um desconhecido (pelo menos para mim) plano de conversão de toda a humanidade à homossexualidade, para espinafrar os homossexuais. Já comentei, de forma até alongada demais, o que acho sobre estes 4 temas em outros posts. Falam em religião baseando-se na Bíblia e esquecendo-se de que muitas das coisas escritas na mesma não tem mais validade e o que é válido eternamente, as palavras de Jesus, não citam uma única vez o pecado da homossexualidade. Falam de reprodução como se todos os seres vivos tivessem a obrigação de se reproduzirem e como se a Terra estivesse despovoada. Excessos sexuais não são exclusividade dos homossexuais e não interessam diretamente aos não homossexuais e plano de conversão em massa é tão patético que nem vale a pena comentar. O que sobrou? NADA! Ou melhor, sobrou… o gosto pessoal: “olha eu não gosto de homossexuais e ponto e não adianta que eu não mudo de idéia”.
    É por isso que os homossexuais devem aceitar a diferenciação legal com que são tratados? Por causa do “gosto” de parte dos heterossexuais? Às favas com o gosto deles!
    Pensei que a proposta de seu blog fosse ser um ponto de encontro de pessoas para discussão de temas de interesse geral, a partir da visão de um homossexual. Que através de seu ponto de vista fosse possivel a troca de impressões entre hétero e homossexuais, mas que principalmente possibilitasse a heterossexuais uma aproximação do universo homossexual, cuja simples idéia é impensável para “heterossexuais convictos”.
    O que eu vejo? Uma pessoa abnegada (você Lourenço) levando o exercício da educação e amabilidade ao limite da capacidade humana, para ler e responder grosserias de pessoas que NÃO QUEREM mudar de opinião, mesmo sabendo que estão erradas. Elas GOSTAM de ser homofóbicas, inclusive como garantia de sua própria heterossexualidade (que, francamente, deve ser bem capenga).
    Lourenço, o blog É SEU! Eu não tenho a mínima pretensão de monopolizar discussões em torno dos temas propostos. Sei que me excedi em comentários (inclusive neste) para chamar a atenção sobre a necessidade de tentarmos ver valer nossos direitos. Não tenho a menor intenção de converter ninguém e, pessoalmente, acho que a maioria das pessoas que usam a internet tem informações suficientes sobre a homossexualidade. Isso não fará diferença para elas. Elas continuarão a gostar ou não gostar de homossexuais. Se esperarmos o entendimento da maioria para pleitearmos nossos direitos, NUNCA daremos um passo. Os direitos dos homossexuais não podem esperar a aceitação da maioria, não deve ser proposto mediante a aceitação da maioria da população! Isso é IMPENSÁVEL! Direitos são direitos! A maioria gostaria de ver muitas coisas diferentes, mas que por serem direitos alheios, são respeitadas.
    Os homofóbicos xiitas se organizam de forma séria e efetiva no legislativo de nosso país para nos manter como “última parada antes do inferno”! Viajei bastante e pude presenciar a trajetória de luta das comunidades homossexuais para conseguirem a salvaguarda de seus direitos básicos como herança, aposentadoria, etc. Não somos cidadãos de segunda classe para aceitarmos regras diferentes das dos heterossexuais porque a maioria não quer. Isso é um comportamento nazista. Se não temos direito às mesmas leis, então não temos de nos submeter às mesmas obrigações!
    Me entristece saber que homossexuais de países que, há 20 anos olhavam para o Brasil com uma certa inveja, hoje desfrutam de direitos impensáveis em nosso país. E isso por que? Para manter os homossexuais como saco de pancada e ocupantes do último degrau na escala social do país: a dos sem-direitos?
    Uma coisa é não usufruir de coisas que o dinheiro pode comprar por, infelizmente, não possuir recursos. Outra, muito diferente, é não ter direitos mínimos assegurados porque convencionaram achar feio ser homossexual e para manter este ponto de vista vale todo o tipo de “argumento” imbecil ou a falta dele.
    Temo que quando falo em direitos, alguns heterossexuais pensem em relações sexuais em lugares públicos à luz do dia, abordagem armada e violenta para que heterossexuais façam sexo com homossexuais e outras barbaridades. Não é isso! ME REFIRO A DIREITOS BÁSICOS DOS SERES HUMANOS, COMO CASAR (SIM CASAR!!!!!!!!!!! NADA DE PARCERIAS EM CARTÓRIO! NÃO QUEREMOS ABRIR EMPRESAS, QUEREMOS FORMAR UM NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA HUMANA, AINDA QUE SEJA DE DUAS PESSOAS!!!), ASSEGURAR HERANÇA, PENSÃO, DIVISÃO DE BENS EM CASO DE SEPARAÇÃO ENTRE OUTROS. Por que o subterfúgio de contratos sociais? Para nos manter com uma “estrela rosa” costurada no peito? Para que nós saibamos que somos diferentes e por isso, merecedores de direitos diferentes? Não me interessa prêmio de consolação? CHEGA! ISSO PRECISA MUDAR! E PARA ISSO PRECISAMOS NOS UNIR!
    Nunca sofri agressões físicas de ninguém por conta de minha sexualidade, graças a Deus! E para ser sincero, nunca pensei em me casar com outro homem (e nem com mulheres como fazem alguns “heterossexuais” defensores da Família Brasileira), mas quero ter o direito de poder fazê-lo, como qualquer heterossexual, se quiser, pois sou cidadão brasileiro e contribuo de forma idêntica aos heterossexuais para a construção deste país!
    A homossexualidade NÃO É a negação da heterossexualidade, nem opositora a essa. A homossexualidade é uma forma de viver a sexualidade humana, que é uma realidade na NATUREZA (do ser humano e dos animais) e portanto NATURAL! É minoritária? É!!!!!!!!!! É bonita ou estética? Que se dane se é “bonita” ou “feia”, estética ou não! Repare que anões não são maioria, mas tem seus direitos respeitados! Ruivos não são maioria, mas tem seus direitos respeitados! Gagos não são maioria, mas tem seus direitos respeitados! Ricos não são maioria, mas tem seus direitos respeitados (e como tem…)!
    Basta de fingimento, basta do falso pretexto da desinformação, da resistência ao “diferente”. Enquanto o mundo caminha na direção da equiparação (não criação de direitos especiais, NÃO!) dos direitos dos homossexuais, o Brasil, tão “moderninho”, palco da maior passeata gay do mundo (…), continua na mesma.
    Seu blog me foi profundamente útil e de hoje em diante não mais me estenderei sobre este tema e nem tentarei argumentar com pessoas que pensam diferentemente, pois entendi que a intenção da maioria delas é desabafar, sentirem-se superiores ao negar aceitação aos homossexuais. Como se eu precisasse disso…
    Fica meu convite para que as pessoas que entedem o que eu escrevo, lutem pela concretização de nossos direitos, o resto é o resto!
    Já disse que Jesus não foi entendido e nem aceito pela maioria e prova maior disso é que Ele acabou crucificado. Não seremos nós, meros mortais homossexuais, a querermos conquistar aceitação ou apoio da maioria! Mas não podemos menosprezar a equiparação de nossos direitos. Isso é INEGOCIÁVEL! Temos de acabar com a diferenciação “legal”. Nossa luta não nos assegurará equiparação social, econômica ou cultural, entre tantas outras, mas nos equiparará legalmente aos heterossexuais.

    Abraços a todos e em especial a você, Lourenço.

    AC

  5. Lourenço… O interessante na madura discordância, é que, cedo ou tarde, existirão concordâncias, como temos em seu feliz pensamento que diz: “Peço a Deus – acredito nele – que perdoe os pecados de todos nós, que faça de mim um instrumento de sua vontade, e que nos ajude a viver em paz.” Por isso, por também acrreditar que o Deus que ambos acreditamos é um Deus de Paz, reservo-me a não mais polemizar, visto ambos os lados termos muito o que amadurecer no sentido de aceitação do próximo. Sou hétero, mas não desrespeito nem apoio desrespeito contra homos ou bissexuais, pois o ser humano só é pleno quando extingue a agressividade originária de animais irracionais. Então meu caro, peço que Deus o abençoe; E da mesma forma que vc me pede para repensar conceitos meus, peço-lhe que faças o mesmo, se não o fizeres, paciência, tens o direito de escolha inerente à quem racionalmente pensa, respeito-te da mesma forma.
    Sucesso em suas empreitadas. Sejas feliz.

    1. De Olho,
      Sois grande – não concordamos. Sexualidade é atributo de nascença, mas já nos sabemos fiéis a Deus e respeitosos. polimizemos sim, aqui não é chá de senhoras, e vamos mostrando ao mundo que extremos, mesmo quando não se atraem, discutem e se respeitam.
      Abraço do Lourenço

  6. E mais, quem trabalha e mostra pra que veio, nao fica nessa de que os alemaes têm preconceito contra brasileiro. Tem que mostrar servico. Seja de qual nacionalidade ou regiao da Alemanha for para ser respeitado.

    Pois aqui, como já tinha dito antes, trabalho é assunto de primeira linha e só se é respeitado aquele que tem garra e se esforca dando o seu melhor para o trabalho. O único preconceito que ás vezes sofro em terras alemas é quando estou entre brasileiros e digo de onde venho. Sempre rola uma competicao e muitos nao aceitam que um nordestino tenha chegado aqui e com financiamento do próprio governo alemao para estudar e pesquisar. Aí comecam as piadinhas com o nordeste e a indiferenca às minhas opinioes.

    A última vez que me reuni com brasileiro aqui foi numa festa de aniversário de um amigo meu. Disse a ele que só iria se meu marido também pudesse ir. Ele disse sem problema. Mas quando cheguei lá, logo na entrada tinham frases e piadinhas de boiola. E a própria festa se chamava 23 anos mais 10 (porque ele nao queria nunca assumir que tinha feito 24). Mas fui. Lá, o aniversariamente mesmo comecou, num roda em que eu estava, a contar piadas e fazer deboche dos boiolas até o momento que ele se deu conta de que eu era um e parou, me respeitando. Me diverti com meu parceiro com outros amigos por lá. Ele ficou conversando com outra amiga alema e nós cantamos e celebramos a nossa brasilianidade. Confesso que tentei entender as piadinhas e aceitar isso como parte de nossa cultura, porque me considero de “mente aberta”. Mas pra ser sincero nao me senti muito á vontade e é um direito meu nao comungar desse tipo de ambiente mais. Mas procuro aceitar a maneira deles de pensar. Entender é outra coisa.

    Acho que o oposto disso é na verdade o objetivo desse Blog, que os heteros homofóbicos aprendam a respeitar o diferente e o que provavelmente “agride” eles, mesmo que seja difícil para eles entender.

    Reafirmo que dos alemaes só recebi apoio desde que cheguei porque tentei e tento até hoje entender a cultura deles e a maneira de ver o mundo (que é MUITO diferente da do povo brasileiro e, por consequencia, da minha, como legítimo tipiniquim).

  7. retificando:

    “…Claro que existem neo-nazistas E pessoas extremamente conservadoras ao ponto de nao votar no FDP por ter um gay como chefe de partido (principalmente na regiao onde moro,sul da Alemanha – Baden-Württemberg e na Baviera)….”

    Os neo-nazi estao mais presentes no nordeste da Alemanha (Magdeburgo, por exempo é famosa pelos encontros do NPD e casos de preconceitos). Aqui na regiao onde moro, tem muita gente conservadora.

  8. Só tive tempo de ler mais alguns comentários agora…nao todos. E o meu comentário para aqueles que falam que Alemanha é preconceituosa e que insinuam que Lourenco nao conhece a realidade Alema, devem estar tendo uma experiencia pessoal muito ruim por aqui (e nao é dificil de se descobrir porquê).

    Eu moro aqui há alguns anos e NUNCA sofri preconceito por ser estrangeiro. Muito menos por ser gay, como já aconteceu inúmeras vezes no Brasil. E nao me venha com essa de falar que alemao tem preconceito contra turco, porque os turcos vivem em verdadeiras comunidades aqui e sao respeitados, mesmo nao querendo se integrar na sociedade em que vivem. A prova disso sao os inúmeros cursos de integracao que o governo oferece. Acho inclusive que na maioria dos casos o preconceito é às avessas. E aí junta com os brasileiros que nao gostam da maneira fria e pragmática dos alemaes (questao cultural) e ficam reclamando deles vivendo em seu país e nao compartilhando ou tentando entender a sua cultura. Esquecendo-se de aproveitar o melhor que eles têm para oferecer. Ora, se nao gosta, vai embora! Ou entao fica e tenta ser menos preconceituoso com o que é diferente e aí o mundo volta ao normal. Chris, que também já morou aqui tem uma opiniao muito semelhante à minha.

    Claro que existem neo-nazistas, pessoas extremamente conservadoras ao ponto de nao votar no FDP por ter um gay como chefe de partido (principalmente na regiao onde moro,sul da Alemanha – Baden-Württemberg e na Baviera). A sociedade alema nao é utópica e nunca chegou perto de ser homogenea e desprendida de preconceitos, pelo que li do texto de Lourenco, nao foi isso que foi dito nem defendido. A discussao aqui é a imparcialidade sobre a questao do sexo e da sexualidade (seja no quesito homossexualidade ou por terem reelegido uma mulher para o poder). E a discussao é também a maneira como as pessoas lidam com instito de ser pre-conceituoso com o diferente.

    Abracos.

  9. Caro Lourenço: Parabenizo-o pela maneira equilibrada, madura e cordial como recebe opiniões, mesmo essas sendo contrárias(como as minhas), admito que vc me fez repensar a hipótese de votar em um candidato gay, tendo em vista que os héteros que hodiernamente ocupam os postos mais importantes do país têm nos envergonhado; Ponto para você, meu caro.
    Senhor (ou senhorita)AC: Você está equivocado(a), sou TOTALMENTE IMPUTÁVEL, absolutamente ciente de todos os meus atos, palavras e procedimentos. Sou sim, alfabetizado, não precariamente como vc deixou transparecer, pois tenho formação superior, falo duas e estou aprendendo a terceira língua, já fui aprovado em onze concursos públicos e tenho três cursos técnicos, ou seja: Não sou, de forma alguma, imbecil como você classificou. A imbecilidade se assemelha à sua intolerância, e incapacidade de receber opiniões distintas como grandemente o dono desse Blog o faz. Recomendo-lhe equilíbrio mental e moral e mais humildade em suas colocações, não subestimando a capacidade intelectual nem agredindo gratuitamente quem quer que seja, pois da mesma forma que vc acha que tem todos os direitos do mundo para exercer sua homossexualidade, eu me acho no meu direito de exercer meu conservadorismo; Acho sim, o movimento gay um risco à família que considero ideal e ponto, vou continuar achando, nunca desrespeitei niguém por ser homo, ou bi, apenas não compactuo com os mesmos princípios sexuais destes, ok?? Se vc se acha intelectualmente tão superior, aconselho-te não agir como uma biba raivosa que não gosta de ouvir opiniões contrárias, certo?? Abraços (de frente, claro) kkk

    1. De Olho, meu caro, respeito teu direito à opinião, mesmo que dela discorde totalmente. Se eu conseguir convence-lo de que um gay pode ter mais em comum contigo do que pensas, ficarei feliz. O respeito traz serenidade, que às vezes nos falta. Eu mesmo me exaspero, já vistes neste blog, pois as cicatrizes de meu passado oprimido me levam á raiva. Mas aprendi que raiva é faca de dois gumes. Nunca resolve as situações que pretendemos combater. Entre gays e héteros, a grande armadilha é cairmos na dinâmica da ação e reação: discordo de tua opinião e te agrido – tu respondes agressivamente, e depois ficamos cada um de nós com nossas raivas em nossas casas, sentido-nos mal. Vamos ao menos dormir com a sensação de que existe um território nos separando, nos protegendo de nossos próprios sentimentos negativos, chamado respeito. Fiques aí, com tua opinião, e ficaremos nós, uso o plural em nome dos gays, do lado de cá. Compreendo perfeitamente o que ocorreu entre ti e AC, e eu mesmo quase cedi a tentação de entrar no embate, pois também sou gay, e também luto por minha causa, mas prefiro chamar os dois, a mim igualmente fraternos, para que descansem no campo do respeito mútuo.
      Prefiro soar ingênuo, até piegas, a calar diante de uma luta inútil – luta na qual confesso concordar com AC, mas não estou aqui para concordar, e sim para tentar algo útil. A vocês dois peço apenas respeito! Peço a Deus – acredito nele – que perdoe os pecados de todos nós, que faça de mim um instrumento de sua vontade, e que nos ajude a viver em paz.
      Se tiveres me lido aqui, receba meu respeitoso abraço.

      Lourenço Cavalcanti

  10. Bom dia!

    Fiz uma viagem curta a Europa, esse mês mas super gratificante e proveitosa, me fez perceber que damos importancia a tanta coisa que na verdade não são tão importantes assim, pois a cultura, educação, saúde isso sim são coisas para se dar importancia e não sobre a sexualidade de uma pessoa, ou sua maneira de se vestir, de se asentar á mesa, etc……o brasileiro é muito hipócrita, se preocupara tanto com etiqueta…e etiqueta na verdade é uma questão de personalidade. O preconceito é uma coisa medíocre, pequena que as pessoas tentam conservar por uma moralidade falsa.

  11. Eu sou hetero e Gabeira – ao que me consta, bi assumido – foi e sempre será meu candidato a seja lá o que for.

    Mas só agora – a partir da leitura desta matéria – me dei conta de que jamais a orientação sexual de um candidato sequer me passou pela cabeça na hora do voto.

    Por falar nisso, creio que os homossexuais têm um papel muito importante nas sociedades modernas, e sobretudo nas nossas (latinas, católicas, etc.). Por serem vítimas de um preconceito demente, eles têm quase que uma “obrigação” de ESTENDER sua luta para além do combate ao preconceito meramente sexual. É bastante difícil para mim compreender que um homossexual possa alimentar sentimentos xenófobos e racistas, ou mesmo desprezar os mais pobres (vocês viram o filme Estamira?). Ainda que ela tenha muitas frentes, não se pode segmentar a luta. Creio que a idéia é combater a tolice, a estupidez em geral, onde quer que ela se manifeste.

    Uma última nota sobre algo que uma ativista GLS me ensinou. “Homossexualismo” tem uma péssima conotação, pois evoca subliminarmente uma doença (tal como botulismo, hipertireoidismo, etc.). Desde então, uso somente o termo “homossexualidade”. É apenas um detalhe discursivo, mas não é a vida feita de detalhes?

    Que venha o dia em que heteros e homos, ao invés de criticar uns aos outros (ou, pior, de tentarem “converter” uns aos outros) comecem a pensar juntos. Um abraço.

  12. Parabens Magda pelo seu discernimento.

    A sociedade é regida por principios e a vida das pessoas por opções: sadias; doentias; usar drogas, suicidar-se ou libertinas. Um ladrão disse que praticava roubos porque todo mundo rouba. Alardearam que homossexualismo é comum no mundo animal e de que dois pinguins machos tentam chocar uma pedra pensando ser um ovo, isto é racional? Mencionam artistas e pessoas publicas como homossexuais, sendo que uma pessoa pode ser um fenomeno em seu mister mas não ter discernimentos em tudo que diz ou faz, como artistas famosos envolvidos com drogas, crimes e promiscuidades. Opinião contrária é um direito inalienavel de todo o cidadão não sendo preconceito.

  13. Eu votaria em um gay mas não em um gay como o autor deste blog. Um gay que defina uma mera opção sexual como amago principal de sua existência é além de gay, afetado. Gay ou heterosexual não é ítem para currículo, não deve ser a questão que norteia o universo. Talvez a Alemanha esteja mais civilizada por que esteja relevando se o candidado é gay ou não e sim considerando questões que realmente importam. Algo que claramente não é o caso deste autor.

  14. Penso que o título da matéria (Alemanha 10 x 0 Brasil) é um tanto quanto exagerada. Um placar de 8 x 4 seria muito mais adquedo à realidade. Se levarmos em consideracao países onde a homosexualidade é proibida e as vezes até punida com pena de morte, entao veremos que o Brasil está em uma posicao muito mais avancada no que diz respeito ao tema. Por sua vez o número 10 num campo simbológico signa a perfeicao, aquilo que ausente de falhas. Bom, a Alemanha ainda está a alguns passos dessa perfeicao, implicitamente mencionado no texto. Dizer que a sociedade alemao o elegeu simplismente pela sua plateforma política é desconhecer a realidade local. Muito gente nao votou em seu partido por ele ter um lider gay, outros tantos votaram no FDP por ter um lider gay. Por que? Pois apesar de ser um país muito mais avancado que o Brasil no que diz respeito a homoxualidade, ainda há sim muita homofobia, assim como racismo, facismo e outras merdas tantas. E digo tudo isso por conhecer muita bem essa realidade alema.

  15. Não deixaria de votar em um político pelo fato dele ser homossexual… mas meu amigo, eu descordo totalmente de homens se interessarem por homens e vice-versa… acho que isso deve ser algum tipo de distúrbio psicológico e cá entre nós, vocês não tem muita utilidade nesse mundo pois não podem nem sequer reproduzir !!!

  16. Avatar de HELDER PINHEIRO MAYER
    HELDER PINHEIRO MAYER

    POR SER UM ELEITOR DESDE MAIS DE UM QUARTO DO SÉCULO PASSADO TENHO A MINHA OPINIÃO FORMADA DE CRÍTICA POLÍTICA. O PERFIL QUE ME ENQUADRO(HETEROSSEXUAL) NÃO REFLETE ESSA POSIÇÃO SOCIAL(HOMOSSEXUAL), POIS MUITOS A USAM COMO TRAPOLIM SENSACIONALISTA NA PROPAGANDA DO PILITICAMENTE CORRETO.ENCARO MAIS UM MODISMO ESPECULATIVO. SOCIEDADES PÓS-MODERNAS (CASO À ALEMÃ)FUNCIONAM AUTÔNOMAS. O APARELHO POLÍTCO ESTÁ DESMEMBRADO FISIOLOGICAMENTE DAS DECISÕES DOS SETORES INSTITUCIONAIS DA VIDA DO CIDADADÃO. NOVIDADE QUE A MÍDIA(HOMOSSEXUAL) DAQUI IRÁ FORÇAR QUALQUER DIA DESSES DE CERTO, ALGUM MEMBRO DA ESPÉCIE.VEEM OS BURACOS DO QUEIJO SE ESQUECEM DO QUEIJO.ANTES ERA MODISMO SER REBELDE SELVAGEM DA MOTOCICLETA, NAZISTA, JUDEU,COMUNISTA, HIPPE,FEMINISTA,PANTERA NEGRA,TERRORISTA,E ASSIM VAI A HUMANIDADE.SE O HOMOSSEXUALISMO FOSSE O IDEAL, A GRÉCIA ANTIGA SOBREVERIA COMO UMA NAÇÃO.

  17. Avatar de Josi Miranda
    Josi Miranda

    Lourenço
    Amei seu blog, amei que vc é uma pessoa firme e forte, muito educada, coisa que somente um homem cavalheiro como vc pode suportar e manter tamanho comentários absurdos como estes.
    Não desanime, pois lhe digo uma coisa em minha familia existe um casal homossexual que é minha madrinha e sua companheira, vivem juntas a 10 anos, minha filha e meus sobrinhos convivem, amam e respeitam mto elas.
    A nossa sociedade é aberta a vulgaridade, a dança da bundinha, a musa da lage, a mulher melão, mas não é capaz de aceitar pessoas de carater de mente brilhante.
    Saiba que o homossexual passará por isso e caminhará a gloria e sucesso pois isso é uma luta ardua somente um ser capaz como homossexual ganhará.
    bjus

  18. Avatar de Josi Miranda
    Josi Miranda

    Não havia lido os comentários
    O que me espanta e como as pessoas se preocupam com a vida sexual das outras e como isso pode afetar na avaliação do carater.
    E se Albert Einstein fosse gay?
    Machado de Assis?
    Tiradentes?
    Mozart?
    Thomas Edison?
    Não mudaria em nada a capacidade deles.
    Acredito que o Mundo está desta maneira por ausa de pessoas que se preocupam demais com o ato sexual das pessoas do que com a capacidade atuação delas na sociedade.
    Esse pensamento fuinho do povo que faz de nós uma sociedade retrograda, alias tanto pré conceito me lembra uma frase que ouvi a um tempo “As pessoas atacam para se defender”
    talvez aqueles que estãoai no blog desrespeitando a opinião do autor e de outros comentaristas estajam com medo de assumir a homossexualidade, já que para assumir é necesário carater, coisa que pessoas que apontam e condenam outras não tem.

  19. Avatar de Josi Miranda
    Josi Miranda

    Pois eu votaria com mto orgulho não em um só politico homossexual, pois nunca tive um amigo homossexual que mentisse, sempre são pessoas de carater, sempre a frente, inteligentes, lógicas e como sempre agradaveis.
    Infelizmente no nosso país ainda estamos rodeados de pessoas pré-conceituosas, que avaliam o desejo dos outros ao invés da capacidade.

  20. Daisy, em nome de Deus, a Alemanha é o que é hoje graças ao plano Marshall e à tentativa dos EUA de transformar a RFA na vitrine do mundo capitalista.

  21. “Admiro a maneira como a Alemanha trata as minorias e os estrangeiros, que tem muito a ensinar aos brasileiros e ao mundo.”

    É incrível como tem gente que se dá ao trabalho de escrever asneiras desse “naipe”

  22. Avatar de carlos alberto cunha
    carlos alberto cunha

    Caro Gay,

    Pelo tom de tuas palavras, não consigo ver-te como eleitor do LULA. A generalização é que é nefasta. Você parece ser preconceituoso. E issso fica mais claro quando generaliza dizendo que o Brasil é preconceituoso. É possivel sim votar em um gay para qualquer cargo público, porque não?. Aliás, não é segredo de alcova que o Gabeira é gay e que o Clodovil também. E foram eleitos democraticamente. Diminua o tom do rancor e assim poderemos todos viver em harmonia.
    Abraços,
    Carlos Alberto Couto da Cunha
    CPF-001010522-00 – Av. Nilo Peçanha, 301, apto. 802, Natal(RN) – CEP-59012-300.

  23. Olha, e por essas e outras que a Alemanha depois de ter perdido a guerra e hj a potencia que e. Nos continuamos com esse congresso”pra la de macho”

  24. Bem, parei de ler quando vc atacou os que pensam diferente de vc. Nao tenho nada contra os homossexuais, mas opcao sexual nao tem nada a ver com a competencia ou honestidade de alguem. O Brasil tem os politicos que tem pela pouca educacao politica que a maioria do povo possui, que é perpetuada pelos poucos incentivos dados a educacao, e nao pela opcao sexual de seus politicos. Admiro a maneira como a Alemanha trata as minorias e os estrangeiros, que tem muito a ensinar aos brasileiros e ao mundo. Respondendo sua pergunta: eu costumo votar no partido politico, nao na pessoa. Seja quem for a presidente, ele irá seguir as metas tracadas pelo partido que representa.

  25. Avatar de Giuseppe Marcello Mastrangelo
    Giuseppe Marcello Mastrangelo

    CULTURA DE PAZ IMPELE AMOR ÁGAPE E AÇÕES AFIRMATIVAS PARA TODOS. ATITUDE PLAUSÍVEL E GUERREIRA DOS ELEITORES ALEMÃES. OUTROSSIM, COMPETÊNCIA E TALENTO INEFÁVEL É PARA QUEM TEM FORÇA E ACREDITA EM DIAS MAIS HUMANOS. APLAUSOS PARA OS ELEITORES ALEMÃES E FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE PARA CADA CADA SER HUMANO.

  26. Outra coisa: eu votaria em um gay. Aliás, acho até que já votei. Agora, por que pedir APENAS para que quem acha que os alemães votaram errado “assinar embaixo”? Obviamente, para poder discriminar, de alguma forma.

    É, talvez até mesmo os preconceituosos alemães tenham algo para ensinar para esse nosso povinho…

  27. Volto a bater na mesma tecla. O título dessa “matéria” é de um ridículo absoluto. A alemanha como exemplo para o Brasil em termos de preconceito… Isso só pode ser brincadeira. Será que o nobre autor acha que preconceito só existe contra homossexuais? Será que pensa que os alemães achariam tudo tão bonitinho se o cara fosse um turco.. ou então um negro? Lourenço, vc já foi à Alemanha? Já passou algum tempo lá?

  28. Avatar de paulo roberto costa
    paulo roberto costa

    Acho uma aberação o que acontece na Alemanha e no mundo com esta situação. Que se impeça homossexuais de fazerem o que querem ou podem, não está correto; não têm culpa de ser como são. Agora enaltecer o fato como se fosse ua maravilha, tenham dó. Ser gay não é opção, nunca foi escolha.É um fato genético. Ninguém opta por ser homossexual. Ninguém acorda pela manhã achando que sua vida heterosexual está errada e vira gay de um dia para o outro. É um problema como é ser aleijado. Me desculpe a bicharada, mas por mim serão sempre uma minoria, um desvio genético. E graças a Deus ou a reprodução huana seria impedida a té o fim do último deles.

    1. Paulo,
      Só mantenho teu comentário por absoluto respeito ao contraditório. Somos uma minoria sim, mas terás de conviver conosco, queiras ou não, e terás de respeitar-nos. Se quiseres se ilustrar um pouco mais sobre homossexualidade, convido-te a ler os posts deste blog e seus comentários. Chamar-nos de aleijados ofendeu-me. Já o perdoei, e peço a Deus que o faça.
      LC

  29. Ps. Sobre o preconceito. Já morei na Alemanha e não tive problema nenhum! Inclusive todos foram muito simpáticos, apesar de distantes (mas é o estilo deles). Meu irmão tb estava por lá em agosto e se sentiu “em casa”. Acho que depende da impressão pessoal de cada um e da maneira com que lida com isso.

  30. adoreiiii!!! claro! chegar de de tanta hipocrisia, nosso povo brasileiro tem mais é que se preocupar como está nossa sociedade falida carente de visao crítico-política e deixar de achar q gay nao é ser humano , capaz de exercer seus direitos de cidadaos . Alías os gays talvez estejam muito mais políticos e interressados nas qestoes socias do nosso país do que “outros” estejam! parabens a Alemanha q mostrou está emancipada e muito mais voltada para o bem comum do que com quem o cara dorme!

  31. Parabéns para os dois dirigentes da Alemanha!
    Gostaria que o Brasil pensasse menos nas opções sexuais, religiosas e no gênero de seus políticos e mais em suas fichas policiais!
    Convenhamos que as fichas dos nosso senadores, deputados e o mais novo ministro do STF são de dar pena! E muita revolta! Cresce Brasil!

  32. IASMIM

    NÃO É FUNDAMENTALISMO RELIOSO NÃO QUERIDA É LOGICAPURA, C U NÃO FOI FEITO PARA SEXO

  33. ONDE NÓS VAMOS CHEGAR COM ESTA LIBERAÇÃO, JA TEMOS UMA JUVENTUDE CONFUSA, GERAÇÃO SETENTA Q NÃO TEM CONTROLE DE SUAS CRIA E AGORA HOMOSEXUALISMO, DERROCADA GERAL SO PODE

  34. Avatar de Tania Moraes
    Tania Moraes

    Em resposta as suas perguntas : Eu votaria em qualquer ser – humano, que considerasse preparado moral, cultural e psicológicamente, independente de gênero, etnia , posição social,orientação religiosa.
    Pois tudo isso ou são escolhas que todos tem o direito de fazer, ou é a própria natureza que nos concede.O que eu exigo é caráter e preparo para exercer a política, coisas cada vez mais raras no nosso país.A humanidade vai se extinguir sim caso, continue a proliferar corruptos,mentirosos,gananciosos e etc.,e o Brasil é o primeiro da fila, os homos ou heteros não vão extingui-la por sê-los.
    Menos ignorância Brasileiros ! Olha como estamos devido a nossa ignorância ! Isso sim faz muito mal.

  35. Avatar de joelma barnabé
    joelma barnabé

    meu querido nós votamos em bandidos que so saem do armário após as eleições por que não votaria em homossexuais desde que sejam honesto e tenha boa proposta é uma pena que possamos olhar os homossexuais como promiscuos pos ela está em todo lugar.Porém historicamente falando estamos 100 ou 200 anos atrasados não teremos jamais a mentalidade do primeiro mundo,por enes fatores más o principal é, não há por parte de político algum o interesse em dar conhecimento de verdade para os brasileiros ”povo que tem o conhecimento detém o poder”,e isso não interessa o que interessa é um povo alienado vivendo uma política arcaica do pão e circo”faustão,novelas e bolsa fámilia”.

  36. Avatar de Bom de Bola
    Bom de Bola

    Nao sei qual a novidade, a Dilma Roussef e gay e numero dois do Governo Lula.

  37. A Alemanha é um pais que ao se falar uma lingua estrangeira se é abordado e se pede o passaporte (qq cidadao comum) e se vc nao pota-lo chamam a policia que vai ate sua casa e lhe multa em 75 euros 9se vc apresentar senao vai pr disrito)
    Onde vi pequenosindianos abordados por enormes guardas gordos de forma arrogante e indecente…gente com familia e EM TRANSITO. Se vc é estrangeiro prepare-se, vc vai ter seu lixo revirado para conferir se faz coleta seltiva (qdo a media dos alemaes nao faz so finge)
    É opais mais preconceituoso ue passei depois da odienta Finlandia e da detestavel Dinamarca.
    Se homos esperam apoio de outras sexualidades qeu comecem a nao terema titudes burras de compartimentar preconecitos..Pq senao eu tambem faço o mesmo e ai poreconceito vira estanque e egoista

    1. Prezado Fabio,

      “Se homos esperam apoio de outras sexualidades qeu comecem a nao terema titudes burras de compartimentar preconecitos..Pq senao eu tambem faço o mesmo e ai poreconceito vira estanque e egoista”.

      Não estou certo de ter entendido o contexto, a lógico, e por que escrevestes isso.

      LC

  38. `claro que votaria num gay para qualquer cargo eletivo. Nada tenho contra os homossesuais, aliás acho que não importa com vc se deita nem com quem vc se deleita. Nos políticos o que interessa mesmo é a honestidade, artigo muito em falta .

  39. Lourenço,

    É bastante difícil entender pessoas com o De olho ou como o Leandro. Escrevem o que lhes vêm à cabeça, sem parar por um instante para raciocinar. Partem de premissas COMPLETAMENTE equivocadas, que demonstram o mais profundo desconhecimento sobre o homossexualismo, chegando a compará-lo à pedofilia ou imaginando que temos planos mirabolantes para “conquistar o mundo”.
    Estamos em 2009, usando a internet e estas pessoas ainda escrevem este tipo de coisas!
    Fica difícil engolir… Eu tento entender, mas juro que não consigo! Sinto muito.
    Do mesmo modo que essas pessoas se apressam em escrever coisas como essas, penso ter o direito de comentá-las como o fiz.
    Sei que você não está me impedindo de comentar ou mesmo me criticando, mas não consigo ler tamanha bestialidade, sem ao menos ser irônico.
    Abraços e boa noite,
    AC

    1. AC – o comentário de Leandro eu excluí, pois era ofensivo demais. Ninguém tem obrigação de ser desrespeitado, principalmente quando se trata de meus leitores. Quanto a De Olho, já disse o que penso.
      AC meu caro, fique em paz. Sempre
      Abraço do Lourenço

    2. AC Meu caro! Espero realmente que me leias e que me compreenda. Concordo com tudo o que dizes, a ponto de meu sangue ferver à mesma temperatura, e no mesmo momento que o teu. Só que depois percebo quão inútil é tentar mudar a opinião do outro. Se preferires o conflito, lamento, mas respeito. És senhor de tuas palavras. Também eu tenho minhas cicatrizes, fui agredido na rua, xingado, já perdi dois dentes surrado por um homofóbico, também a mim doem as palavras que repetem aquela agressão. Mas compartilho contigo o quão inútil é combater para mudar o outro – creio agora em combater para criar o respeito entre os diferentes. Podes procurar em minhas palavras aquele Lourenço do post raivoso de outro dia, e não nego minha raiva, só digo que ela faz mal a mim também, por isso quero livrar-me dela. Escrevi para De Olho falando na lei da ação e reação – e a repito a ti. Esta é a armadilha na qual não quero cair mais. Se deste blog saírem pessoas que não se amam mas se respeitam, terei feito algo pela humanidade. Reflita sobre isso. Sabes escrever muito bem, tens idéias claras, reitera meus votos para que fiques mais em paz. Te alcancei? Não sei, mas mando-te um abraço fraterno, mando minha amizade, e espero sempre velo neste blog.
      Do amigo Lourenço

  40. … as vezes um povo necessita chegar ao fim do poço para poder nascer de novo.

  41. Avatar de jacob passy d'Or
    jacob passy d’Or

    Ora, impossivel compararmos a mente do povo alemão com a de nossos patricios.Fomos colonizados por latinos tementes do santo ofício, isto reflete até hoje.

  42. Sem dúvida a Alemanha é exemplo para muitos avanços, na área da filosofia, ciencia, cultura e religião aliás as grande reformas da Igreja cristã começaram lá, além de ser uns dos melhores países da Europa para o turismo, enfim nada surpreendente … Não entendi o motivo do destaque do homossexualismo, êle não foi eleito por ter esta opção nem por levantar a bandeira nesta área, certamente foi por outras competências e qualidades. Acho um equívoco este foco, passa a impressão que se todos gays tivessem a chance seriam figuras de destaque.. As qualidades e habilidades deste senhor estou certa que em nada perpassa por sua opção sexual assim como a Sra. Angela por ser mulher a faz pior ou melhor que outras…

  43. “Se um mundo se tornasse gay, como vocês querem, a humanidade se extinguiria em 50 anos”
    De olho

    Lourenço, a frase acima não pode e nem deve ser considerada homofóbica ou preconceituosa. Ela é o resultado da IGNORÂNCIA em estado puro. O De olho, em minha opinião, é inimputável, tamanho o grau de imbecilidade e falta de qualquer traço de capacidade intelectual demonstrada.

    Gostaria de cumprimentar o De olho, que apesar da evidente incapacidade mental foi perseverante o suficiente para conseguir ser alfabetizado. Quem sabe, com muito esforço, daqui a algumas décadas, ele aprenda a raciocinar.
    Boa sorte para o De olho!

    1. AC meu caro,
      Sabes o respeito que tenho para contigo. Peço-lhe que atente para o respeito por opiniões das quais discorda. Demos o exemplo, sempre, de consideração mútua. Podemos não concordar com absolutamente nada do que nos é dito, mas o direito à livre expressão deve pautar, sempre, nossas ações. Também eu discordo de De Olho, mas basta-me escrever isso.
      Não julguemos, e amemos ao próximo como a nós mesmos, sempre, por mais diferentes que sejamos.
      AC meu querido, receba meu abraço mais afetuoso,
      Lourenço

  44. Lourenço, essa é a primeira vez que acesso o seu blog. pretendo visitá-lo outras vezes. Que catarse, hein?! O preconceito é uma questão inerente ao ser humano. Trata-se de uma cultura (não justificável ou aceitável) que é passada de geração para geração dentro uma família. Negro x branco, rico X pobre, passando pelas questões religiosas, esportivas, etc. Não sou de levantar bandeiras e nem sou a favor de impor minhas crenças, conceitos e pré-conceitos aos outros. Mas considero louvável que saibamos reconhecer mudanças de comportamentos que contribuem para minimizar as diferenças. Ônus e bônus que pagamos e recebemos pela democracia! A melhor postura foi a da imprensa internacional que não citou a opção sexual do político – porque isso só interessa a ele e porque não há nenhuma relação com a sua integridade moral ou competência profissional. Porém não podemos esquecer que ainda vivemos num país em que Taís Araújo diz que não considera importante ser a 1ª Helena negra de Manoel Carlos e sim, a 1ª Helena jovem. Ou seja, ela não reconhece a sua própria condição: mulher negra que esteve durante anos relegada ao segundo plano e que nunca teve boa representatividade na mídia. E isso na mesma época em que Barack Obama causa comoção mundial por ser eleito o 1º presidente negro dos EUA e em que temos um presidente “vindo” do povo na Brasil. Mas, como você bem pontuou, o Brasil precisa crescer e aprender.

  45. Desculpe desmerecer sua matéria, mas caso sua pesquisa sobre a Alemanha fosse um pouco mais profunda do que a “tensão superficial” de qualquer corpo d’agua, iria perceber que o país é bastante preconceituoso SIM. Pode não ser contra gays, mas já não se pode falar o mesmo a respeito de imigrantes. Principalmente de países Latinos…

    1. Nell,
      Sei bem dos problemas de preconceitos raciais na Alemanha. Embora meu post se tenha focado no homossexualismo, tema deste blog, é bem pertinente teu comentário, A campanha de Ângela Merkel, e parece-me que de todos os partidos, apresentaram medidas contra o racismo, e esta forma de intolerância me parece mais difícil de ser erradicada. Alemanha tem quase 3% de turcos em sua população, além de milhares de imigrantes, de diversos países, e este é sempre um foco de sérios conflitos com a minoria neo-nazista. Se analisarmos a história alemã no século XX, vemos uma catarse fóbica e racista inacreditável, que levou o próprio país – e toda a Europa, a bem dizer – à destruição por duas vezes. Por mais de 40 anos foram divididos pela guerra fria, que usurpou muito da identidade e cultura do lado oriental. Terminou com um momento triunfal para a história – a queda do muro de Berlim, que para eles trouxe outro inevitável choque cultural e social, cujas dimensões e sutilezas ainda se vão observar por muitas décadas. Poucas nações passaram por momentos tão dramáticos durante tão pouco tempo, pois um século não é nada para a história. Definitivamente, não é um país perfeito, como não o é o nosso, onde o racismo ganha contornos sociais terríveis, mas a mim eles parecem estar caminhando, gradativamente, para a formação de instrumentos eficazes de proteção de minorias e, consequentemente, uma sociedade mais justa. Neste contexto vejo a maturidade política em que se enxergam os atributos de um político, e não sua vida pessoal.
      Escrevo isso ouvindo Beethoven, Concerto para Piano nº 5, “O Imperador”. Beethoven era alemão. Vamos honra los pelo que são hoje, e torcer para que em seus méritos o mundo neles se espelhe.
      Obrigado a você, Nell, pela colaboração.
      Abraço do Lourenço

  46. Não importa se o próximo presidente do Brasil for GAY, o que precisamos é um cara que seja macho pra bater de frente com o crime organizado e com a corrupção que assola este país. Que seja GAY mas que de segurança ao povo, porque os ‘machões’ que estão no poder agora, estão borrando as cuecas de mêdo.

  47. Com o que está acontecendo na política alemã hoje, Adolf Hitler ficaria negro.

  48. Assim como os outros animais, temos que dar continuidade à espécie. Ser gay é uma preferência sexual? Ora, para que haja um ato sexual, é necessário existam parceiros de sexos diferentes.

  49. Blog 23: Quero salientar que meus comentários não são recheados de ódio, raiva, ou outro sentimento que tantos males fazem à nossa sociedade. Mas são recheados sim, de sentimento tradicionalista, de quem se acostumou com uma sociedade “normal” até piegas às vezes, e vê com um certo espanto o que considero exagerada exposição do GLS de uma forma que muitos incautos e/ou imaturos podem pensar que estão errados em não o serem… porque não deixar as pessoas decidirem o que fazer de seus destinos sem pressão (sei que isso tb é uma bandeira pra vcs, mas do outro lado tb tem essa situação). Quanto a repensar meus conceito, não, os considero demasiados rígidos às vezes, mas o mundo precisa de um equilíbrio, ante o quase excesso de liberdade, eu acho. Mas não significa desrespeito, apenas conceitos distintos.
    Abraços.

    1. De Olho, meu caro, saiba que conceitos distintos sempre serão respeitados nesta coluna. Traga-os, e serás bem recebido por mim, que agradeço a presença de todos.
      Com meu abraço,
      Lourenço

  50. Esta não é a primeira vez que a Alemanha será governada por homossexuais e todos nós já vimos no foi que isso deu.
    É o que nos diz Lothar Machtan, no seu livro O Segredo de Hitler: “Destaque da Feira de Frankfurt 2001, obra revela à humanidade o que Hitler lutou para esconder: sua homossexualidade.”
    Machtan nasceu em 1949, na Alemanha. É professor de História Contemporânea e do Tempo Presente na Universidade de Bremen
    Editora Objetiva
    352 páginas
    R$ 49,90
    http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/717

  51. JAMAIS votaria em um candidato gay…
    Tenho como perigosa o crescimento da influência gay na sociedade por um motivo elementar: Eles exigem respeitoa todo instante e, estranhamente, são intolerantes com que tem opiniões contrárias às suas (como eu, por exemplo). Acho que já chegaram mais longe do que poderiam, deveriam e mereceriam. Sou defensor de uma sociedade formal: Homem com mulher, e pronto… Se um mundo se tornasse gay como vcs querem, a humanidade se extinguiria em 50 anos. Espero, realmente, que o mundo volte atrás nesta libertinagem desenfreada, inconsequente e ridícula. Abraços. (de frente).

    1. De Olho, podes estar certo de que o mundo não voltará atrás, tanto quanto não há libertinagem de que se falar. Discordamos em gênero, número e grau, mas respeito tua posição e aprovo teu comentário aqui – e eu sou gay. Será que não deverias rever teu conceito?
      Respeitosamente,
      Lourenço

  52. É, em compensação, no que diz respeito a estrangeiros, principalmentes os de pele menos clarinha, tem lugar que não se pode nem andar na rua…

  53. podem até não ter preconceito com sexualidade, entre eles, entretanto para quem precisa trabalhar entre eles, no meu caso já tem alguns anos, é nítida a discriminação para com os brasileiros, como eles mesmo dizem: brasileiro não tem pedigree . . .

  54. Oi Lourenco.

    Só pude escrever agora pois tive um dia cheio de trabalho hoje. Vou comentar o teu texto e falar um pouquinho do que sei sobre o que tem passado por aqui.

    Como já tinha comentado aqui antes em outro texto seu, tive a oportunidade de acompanhar a campanha eleitoral alema in locu. Muito fria por sinal. E exceto os partidos cristaos (CDU/CSU) e os de extrema direita (NPD), esse último também conhecido como neo-nazista (que tem, segundo a democracia alema, o direito de existir), todos os outros partidos, inclusive o de Westerwelle, apresentaram propostas a favor dos direitos dos homossexuais nos seus planos políticos para os próximos 4 anos.

    Nas eleicoes de domingo passado 70,8% (6,9% a menos que em 2005) do alemaes aptos ao voto foram às urnas decidir as eleicoes nacionais. E o resultado foi que a Alemanha deu uma leve guinada para a “direita liberal”.

    Mas dos males o menor. Outros pequenos partidos, dentre eles o de extrema direita acima citado (NPD), nao chegaram a ter votos suficientes para ocupar cadeiras no parlamento alemao. Além do mais, a chanceler, Frau Merkel, já deu entrevista (re)afirmando a sua posicao dentro de seu próprio partido e como lider da nacao: um governo nem de direita nem de esquerda, mas sim de centro e para todos.

    Como voce mesmo concluiu com sua nota 10 para a Alemanha, é um prazer de estar num país onde onde a democracia e os interesses políticos e ecônomicos da populacao sao a prioridade em detrimento à vida particular dos políticos.

    Um país onde chefe de estado é uma mulher (na verdade o chefe “oficial” é um homen, Horst Köhler, mas – numa analogia barata – como a rainha na monarquia parlamentarista inglesa, ele nao tem grandes poderes no parlamentarismo alemao). E, como voce escreveu, o provável próximo vice chanceler e ministro de relacoes exteriores é um político homossexual assumido, Guido Westerwelle, casadíssimo com o “Sportmanager” de um time de futebol alemao, Michael Mronz.

    Tive a oportunidade de vê-lo de perto em Munique há 3 anos. Aliás, um político de qualidade um pouco duvidosa e nao muito acreditados pelo meu círculo de amigos alemaes que na verdade sao democratas sociais (esquerda alema) e nao gostam muito dessa idéia defendida por ele de deixar o comércio correr sem controle do estado deixando o “cinto frouxo” para os empresários e diminuicao do recolhimento de impostos (principalmente com um estado ainda muito endividado por causa da crise mundial). Ainda nao li o suficiente sobre ele para dar minha própria opiniao. Mas todos cconcordam que ele deverá sim fazer um bom trabalho como ministro e acham aí a razao do porquê muitos terem escolhido seu partido. E confiam no seu trabalho mesmo nao votando nele.

    E como já dito aqui nos comentários, estamos na verdade todos torcendo para que ele e Merkel facam bonito. Mas ainda há muito o que se batalhar mesmo por aqui, pois apesar dessas boas notícias, tinha duas linhas no programa do conservador CDU/CSU de Merkel afirmando que “repudiam a igualdade plena de direitos de qualquer outra parceria que nao o casamento entre pessoas de sexos diferentes” assim como “repudiam qualquer proposta sobre leis contra a discriminacao na UE”. Por outro lado, o FDP de Westerwelle defende os direitos pleno de adocao pelos homossexuais e sao à favor de implementacao de leis mais claras e defendem leis anti-discriminacao. O máximo que pode acontecer é permanecer tudo como está. Pior nao fica.

    Mas o melhor mesmo é estar vivenciando uma democracia onde sexo e orientacao sexual nao é um fator decisivo na escolha do indivíduo como representante político. O importante é a competencia e jogo de política que eles possuem para poderem conquistar a confianca dos eleitores. Nao é à toa que outras duas das maiores cidades alemas, Berlim e Hamburgo, também sao governadas por políticos abertamente homossexuais, Klaus Wowereit (também casado com outro homem) da esquerda social democrata e Ole von Beust da direita democrática crista, CDU, acreditem! Gay conservador. É nós estamos em todos os setores. E aqui, os políticos têm punho sim para assumirem seus parceiros em público e enfrentarem a sociedade mostrando a que vieram.

    Claro que enfrentam preconceito sim (menos que no Brasil, talvez) mas nao sao desrespeitados nem sua opcao sexual vem em primeiro lugar. Westerwelle mesmo apesar de ter diso alvo de um jornal sensacionalista daqui, o Bild, sendo capa do mesmo em 2004 com a manchete “Guido ama esse homem” acima de sua foto com o atual marido, nao teve sua carreira política arruinada por isso. Recebeu apoio do partido e dos seus eleitores que o rspeitaram ainda mais por sua honestidade em assumir sua vida pessoal em público. E olhe que o jornal tinha como, todas as capas desse periódico, um tom de fofoca sensacionalista. Há quem diga que somente depois dessa capa ele foi “obrigado” a assumir a sua vida particular em público já como chefe do partido dos liberais (https://www.spiegel.de/politik/deutschland/0,1518,309744,00.html pra quem quer ver a capa).

    Angie, como é chamada Angela Merkel por seus admiradores, é física, foi ministra das mulheres e da juventude e, apesar de ter nascido em Hamburgo, escolheu estudar em Leipzig na antiga DDR (Alemanha Oriental). Talvez isso tenha aberto a sua visao para o mundo e feito dela essa “conservadora social” que ela é hoje em dia. Merkel nao é uma das mais simpáticas, ao contrário, ela representa bem o povo alemao, com seu engajamento pelo trabalho (aliás trabalho aqui é prioridade acima de tudo), ceticismo e pragmatismo. Além do mais ela tem mostrado bastante garra política para segurar os trancos por aqui nesses tempos de crise. garra que poucos homens teriam. Pelo menos pouco de nossos políticos brasileiros. Em geral há uma grande confiaca nela como chefe de estado apesar de seu partido ter perdido fiéis na últimas eleicoes por causa de sua postura centrista (e nao conservadora).

    Agora é ver quais serao os novos rumos desse país que precisa voltar a crescer economicamento e, na minha opiniao, “urgentemente” interagir com os BRIC. E se depender de mim…vai ter muita cooperacao teuto-brasileira… 🙂 Já comecei com a minha parceira privada. 🙂

    Pois é Lourenco, as coisas aqui estao pretas e amarelas. E essa é a referencia que os alemaes fazem para as cores de seus partidos: o CDU/CSU de Angela Merkel é representado pela cor preta e o FDP de Guido Westwelle pela cor amarela.

    E a democracia nao para por aí nao…quem já pensou sair de um “conservadorismo-social”, que governou a Alemanha nos últimos 4 anos, para um “conservadorismo-liberal” que vai governar para os próximos 4?

    E viva a democracia!

    Brasil, um dia a gente sai do zero. E já estamos saindo…a passos de tartaruga mas tamos sim. E nós somos responsáveis pela aceleracao desses passos.

    Parabéns Lourenco pelo seu maravilhoso texto e pelo esclarecimento de que nós homossexuais estamos em todos os lugares da sociedade e contribuindo em vários âmbitos para o bem estar e sucesso de uma nacao.

    Ainda acho que essa é a MELHOR maneira de nos mobilizarmos e fazermos valer os nossos direitos mostrando que, como todos os outros seres humanos, nós homossexuais e heterossexuais temos o mesmo poder de transformar e contribuir com um futuro melhor para todos. Que nós homossexuais estamos inseridos e participando da sociedade, nao importando o que vamos fazer enquanto estivermos entre quatro paredes, ou quem beijamos nos shoppings da vida.

    Um grande abraco a voce e aos outros bons comentaristas do seu primoroso espaco virutal.

    Vou-me embora dormir que “hoje já é amanha” aqui.

    1. Rafael querido – muitíssimo obrigado pela sua maravilhosa contribuição. Serás citado no post de amanhã, fiques atento.
      receba meu mais carinhoso abraço,
      Lourenço

  55. Ao mesmo tempo que alegra, ouvir notícias como essa faz aumentar a tristeza de saber de nossa realidade brazuca. Aqui homossexual precisa se esconder e, quando não faz isso, é agredido física e moralmente pelos que não hesitam em ser preconceituosos. Mas o pior é que os próximos homossexuais deixam-se enganar, aceitar ser humilhados em humorísticos da TV e passeatas sem sentido. Tudo na maior cordialidade, como se fosse um favor tanta hipocrisia.

  56. Pois é Sr. Lorenço… e pensar que aqui a grande maioria dos homossexuais precisa de casamentos de fachada para “vencer” na carreira política e não ser sofrer ataques dos oponentes políticos por causa disso.

    NUNCA esquecerei o que Dona Marta ex-Suplicy ex-Favre (não sei atualmente o que ela é) fez, para tentar reverter a derrota que se desenhava nas últimas eleições à prefeitura em São Paulo. Ela mesma, a “fada madrinha” (quem então seria a bruxa?) dos homossexuais, a “santa” de vida “ilibada” pretendeu lançar dúvida sobre a sexualidade do atual prefeito Kassab, perguntando em sua propaganda eleitoral se ele era casado ou se tinha filhos, querendo CLARAMENTE insinuar sua homossexualidade! Para mim, não foi uma vitória como a da Alemanha, pois não sei E NEM ME INTERESSA SABER sobre a sexualidade do atual prefeito, mas o povo de São Paulo mostrou nas urnas que não estava interessado neste aspecto da vida do prefeito.
    Depois, Dona Marta, que não é burra (mas acha que os homossexuais são), afirmou “lulisticamente” que não sabia de nada, que não era responsável por SUAS propagandas eleitorais! Sei…sei…
    E ainda temos de aguentar a “padroeira” das causas gays desfilando em cima de carro alegórico em paradas gays e sendo APLAUDIDA por alguns tontos. Definitivamente o Brasil não é a atual Alemanha!

    Abraços
    AC

  57. Meu caro, não acompanho a política na Alemanha mas desde já torço para que o senhor GW faça bom papel. Acho o máximo que gays (homens e mulheres) bem resolvidos e profissionalmente competentes mostrem serviço e sejam reconhecidos por isso. Como já escrevi em outro post, uma pessoa homossexual não é só a sua sexualidade. Ela pode fazer muitas outras coisas (e bem!). Um dia todos terão que ceder às evidências. Beijas.
    PS. 2010 está chegando, vamos nós também fazer bonito nas eleições.

  58. Opa! Claro que votaria, não vejo problema algum em um gay no poder, desde que seja “honesto ” e pratique o respeito perante a população.

    Que inveja desse casal, aliás, um belo casal, mas é inveja branca… hehehe.

    Meu caro, o que sempre digo respeito à gente impõe. Se tivermos esse cuidado e respeitamos o próximo, o preconceito é mínimo. Veja no caso nossa família, sabe que somos gay, porém não tem piadinhas e nada é comentado, pois a respeitamos e vive-versa assim deveria caminhar a humanidade….creio.

    Abraço

  59. Bom-dia, Lourenço! Parabéns por mais um ótimo texto!

    Quanto a votar ou não num homossexual, claro que não vejo problema algum! Até porque caráter não tem nada a ver com sexo, não é mesmo? Se ser heterossexual fizesse alguém melhor, o Brasil teria “dirigentes” muito melhores (supondo, claro, que são o que aparentam – héteros)! Grande abraço!

  60. Querido,

    Perdoe a piadinha, mas é que aqui no Brasil política e sacanagem andam juntas, então o povinho acha que a sexualidade de um político conta sim! 😀 😀 😀

    Agora falando sério, votaria em um homossexual sem problema algum. É possível até que já tenha votado em um que não saiu do armário.

    Essa falta de fofoca ou frisson em relação a homossexualidade de qualquer um é que me encanta em alguns países da Europa.

    Um outro político homossexual notório é o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë. Ele foi re-eleito e tem um alto índice de aprovação da população. E parece que por lá, a oposição também foi indiferente à sexualidade dele, sem usar isso como forma de ataque (igualzinho aos tupiniquins… alguém lembra da Marta?)

    Ao contrário do que muitas mentes tacanhas brasileiras pensam, ele não transformou Paris em um cabaret. Ao criar o Paris Plage, por exemplo, deu um aspecto familiar ao evento.

    Apesar disso tudo, ele sofreu um atentado. O sujeito que o atacou, diagnosticado mentalmente doente, alegou que o fez porque não gosta de políticos e homossexuais. Em tempo: ele estava , segundo ele mesmo, seguindo o Corão.

    Aliás, esse é um dos perigos que a Europa enfrenta hoje em dia. Os fanáticos religiosos que imigram para lá. Segundo meu namorado, as coisas andam piorando na Holanda. A população nativa, heterossexuais inclusos, fica revoltada quando um bando desses imigrantes resolvem espancar casais homossexuais por estarem andando de mãos dadas na rua.

    Triste dizer isso, mas a gente aqui parece mais com esses fundamentalistas religiosos do que com os cidadãos europeus esclarecidos… Achar isso natural, sim, é não ter vergonha na cara!

    Parabéns pelo texto, novamente! É ótimo quando a gente pode dar exemplos e mostrar a como a estreiteza de visão de certas pessoas as fazem parecer tolas.

    Beijocas e um ótimo dia a todos 🙂

  61. Oi Lourenco,

    É realmente uma maravilha poder viver numa democracia dessas. Já tinha inclusive escrito em meu blog sobre o tema. Só uma pequena correcao, o FDP, partido liberal do Westerwelle nao ficou em segundo, mas em terceiro nas eleicoes. E como o conservadora uniao de partidos cristaos CDU/CSU, ficou em primeiro, eles têm o direito de escolher a qual o partido irao se associar para ocupar as ~322 cadeiras (ou seja mais de 50%) no parlamento para poder governar. O mais interessante ainda é ver consevadores e liberais juntos no poder. Viva a democracia madura. Em tempo, Guido deverá ser o vice-chanceler e ainda ministro de relacoes exteriores alemao.

    1. Querido Rafael,
      Muito obrigado pela colaboração – vou corrigir o texto agora mesmo. Se puderes comentar um pouco mais sobre esta eleição histórica para oa gays, por favor faça-o. Incluo teu comentário como sendo de “nosso comentarista na Alemanha…” – se me permitires, lógico.
      Abração do Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.