A situação no Amazonas é crítica. O Rio Negro atingiu a marca de 29,78 m em relação ao nível do mar, já é a maior enchente na história. Apenas na capital Manaus, mais de 5.800 famílias foram afetadas e a Secretária de Assistência Social da cidade acredita que esse número irá crescer significativamente. A água invadiu parte da cidade através dos igarapés que entram na zona urbana.
No estado, a enchente já atacou a grande maioria dos municípios, 52 dos 62 decretaram situação de emergência através de suas prefeituras e, segundo dados da Defesa Civíl, já são 77.348 lesadas de alguma forma pela cheia atípica do Rio Negro. Os municípios de Careiro da Várzea e Anamã enfrentam a pior situação e têm praticamente 100% de seu território submerso pela água.
O Governo Federal se encarregou de mandar um quantia de R$ 10,5 milhões que sertão distribuídos por meio de cestas básicas, kits de higiene e medicamentos, filtros biológicos, hipoclorito de sódio e a doação de um apoio em dinheiro no valor de R$ 400, resgatados a partir do cartão Amazonas Solidário, para amenizar os estragos nas famílias mais afetadas.
Deixe um comentário