A casa e ateliê do artista plástico Ju Côrte Real, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, sempre funcionou como um ponto de encontro de amigos e artistas, que se uniam ali para fazer saraus que misturavam poesia, música e literatura. Depois da morte pintor, na última terça-feira, dia 5, os frequentadores da casa querem manter o espírito do lugar e transformá-lo em um centro cultural.
Segundo o artista e amigo Antonio Peticov, os saraus continuarão, e há planos de torná-los periódicos. “Nós sempre fizemos uma jam session nas quarta-feiras, e isso vai continuar. Inclusive hoje tem uma jam de rock”, disse. “É muito legal porque tem muita coisa do Ju por lá. Pinturas, gravuras”.
Um dos saraus realizados na casa de Côrte Real
Peticov também afirmou que a casa de Côrte Real permanecerá como um espaço onde se reúnem pessoas com interesse comum pela arte. “O Ju até escreveu um manifesto sobre isso, com as regras, e tal. A ideia é reunir pessoas que tenham afinidade. Não é uma balada, não é um bar, é algo mais intimista”.
Na próxima semana, além de nova jam session na quarta-feira, dia 20, os amigos de Côrte Real pretendem fazer mais dois encontros. “Estamos vendo de ter um sarau de poesia na terça-feira [dia 19] e uma jam de jazz na quinta [dia 21]”
Relembre a história de Ju Côrte Real na nossa sessão Digitais
Além da criação de um centro cultural no antigo ateliê de Ju Côrte Real, Peticov adiantou que haverá uma exposição em homenagem ao artista. “Estamos vendo com o MuBE [Museu Brasileiro da Esculutra]. A idea ainda está no começo, pode ser em outro lugar, mas vai rolar em algum ponto da cidade”.
SERVIÇO
Onde: rua Adolfo Pinheiro, 2420, Santo Amaro, São Paulo — SP
Quando: nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 0h
Quanto: grátis
LEIA MAIS
Morre o artista plástico Ju Côrte Real
Deixe um comentário