Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner confirmou nesta terça-feira, dia 30, que houve falha humana no problema que culminou no apagão no Nordeste e no Tocantins na última sexta-feira, dia 26.
“Tem falha humana, sem dúvida nenhuma. No caso do último apagão, de programação de uma proteção de um equipamento que não foi devidamente programada”, disse ele, em declaração veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo. O diretor fez questão de descartar que a falha tenha sido intencional.
Segundo Hubner, o governo federal está trabalhando para que as falhas não se repitam mais. “Não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter proteções e é isso que vamos buscar”, afirmou.
O diretor-geral também disse que as falhas já foram detectadas e que a Aneel está empenhada para evitar novas dificuldades no fornecimento de energia aos cidadãos do País. “A gente entende que isso não pode acontecer no sistema brasileiro. Tivemos um conjunto de falhas, já bem detectadas, tanto de procedimentos, operacionais e falha humana, e isso vai ter que ser tudo corrigido. Estamos vendo ações para que isso não aconteça mais.”
Deixe um comentário