Angela Merkel venceu neste domingo (22), as eleições legislativas na Alemanha e garantiu seu terceiro mandato como chanceler da maior economia da Europa. Os democratas-cristãos da CDU/CSU receberam 41,5% dos votos, quase oito pontos a mais do que o obtido nas eleições de 2009. Os números marcam a vitória mais expressiva dos conservadores desde a reunificação da Alemanha em 1990.
Por outro lado, o governo não poderá contar com o apoio do Partido Liberal, seu atual aliado, pois o grupo ficou com 4,7% dos votos e não alcançou o mínimo de 5% para ocupar uma vaga no Parlamento. O Partido Libereal esteve presente em 17 dos 22 governos federais da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.
Em seu discurso de vitória, Merkel agradeceu o resultado e deixou claro que não anunciaria grandes mudanças no governo tão cedo. “Agradeço a confiança depositada. Amanhã abordaremos no partido a situação, com os resultados nas mãos, mas hoje é momento de celebrar”, disse a chanceler.
A alemã está em vias de se tornar a líder europeia com maior mandato. Se ela ocupar o cargo pelo menos até 2017, superará Margaret Thatcher, que foi primeira-ministra da Grã-Bretanha por 11 anos.
Deixe um comentário