Anônimos de todo canto

Na terça-feira, 21 de outubro, às 19 horas, foi lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro: “Memórias de Brasileiros – uma história em todo canto”, organizado e editado por José Santos e pela equipe do Museu da Pessoa e a Editora Peirópolis.
[nggallery id=14718]

A edição tem cerca de cem histórias de vida de brasileiros. São depoimentos garimpados no acervo do museu, que conta com mais de dez mil histórias e imagens de vidas anônimas, que nada têm a ver com as vidas superexpostas das revistas de fofoca. Alguns desses relatos são também fruto das três caravanas pelo Brasil realizadas pela equipe de historiadores do museu, que, em busca de histórias dos confins do País, registraram relatos de pessoas que vivem à beira do Velho Chico (Rio São Francisco), entre a Bahia e Pernambuco, do dia-a-dia no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e da região indígena de Maués, no Estado do Amazonas.

Depoimentos cuidadosamente escolhidos, como o do jovem que deixou de ser escravo, o sobrinho da rainha, o pedreiro bibliotecário, a bonequeira que lembra o barro da infância, o poeta que aprendeu a costurar palavras com a avó materna. Índios de mil povos, imigrantes dos quatro cantos do mundo e seus descendentes. Histórias interessantes compõem um livro de memórias, que se assemelha a um diário coletivo, em que por ventura as histórias podem se ligar e transportar o leitor a conhecer o outro, na intimidade de uma roda de conversa. O livro está dividido em partes, conforme as cinco regiões do Brasil, e é o resultado de 15 anos de trabalho da equipe do Museu da Pessoa.

Veja os vídeos com os depoimentos no site do Museu da Pessoa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.