Após clamor popular, instituições de saúde criam grupo para estudos com droga anticâncer da USP

Um grupo liderado pelo Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve ser indicado nos próximos dias para levar adiante os estudos clínicos para verificação de eficácia e segurança da fosfoetanolamina, a polêmica pílula anticâncer sintetizada na USP de São Carlos.

O composto, que teve eficácia em laboratório e em testes em cobaias, ainda não foi testado em humanos. No entanto, algumas pessoas passaram a usar a substância de modo independente e a buscar na Justiça o direito de acesso à droga (entenda toda a história aqui).

O objetivo da iniciativa, liderada pelo ministério, é apoiar os pesquisadores responsáveis pela síntese da fosfoetanolamina e prestar assistência aos pacientes que já estão fazendo uso da substância. À Anvisa, caberá a orientação para que os cientistas sigam todos os protocolos clínicos necessários para que eventualmente o composto seja aprovado.

Indicados para o grupo de trabalho com a fosfoetanolamina deve ser anunciado nos próximos dias
Indicados para o grupo de trabalho com a fosfoetanolamina devem ser anunciados nos próximos dias

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ficarão responsáveis pelo desenho do estudo clínico. Para isso, será elaborado um plano de trabalho que prevê desde a caracterização da molécula, o desenvolvimento da formulação, a produção de lotes de medicamentos experimentais, a realização de estudos pré-clínicos, os ensaios clínicos e os estudos de farmacovigilância (que testam a segurança do medicamento).

O grupo de trabalho será composto por representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa. A coordenação da iniciativa será de responsabilidade de um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

A previsão é que um plano de desenvolvimento do projeto seja apresentado em 60 dias.


Prioridade na aprovação

O diretor da Anvisa, Jarbas Barbosa Jr., disse na audiência pública sobre a substância no Senado que os estudos, se apresentados, terão prioridade na análise.

“A Anvisa quer proteger a saúde da população. Se nos forem apresentados todos os estudos necessários, eles serão priorizados em nossa análise.”

“Nós temos hoje, na fila de análise de pesquisas clínicas da Anvisa, apenas  26 estudos. O mais antigo ingressou em julho passado. Ou seja, a Anvisa faz essa análise com muita rapidez”, assegurou.

O diretor da agência explica que os detentores da patente da fosfoetanolamina ainda não apresentaram qualquer tipo de estudo à Anvisa. “A Anvisa está de portas abertas para apoiá-los”, ressaltou. “Mas é impossível nós termos, não só no Brasil, mas em qualquer país civilizado do mundo, um medicamento utilizado na população sem que todos os ensaios clínicos comprovem que ele é absolutamente seguro e eficaz.”


Audiência no Senado

Na última quinta-feira (29), a fosfoetanolamina foi objeto de audiência pública no Senado. O evento levou seis horas e contou com 15 convidados, entre pesquisadores, gestores e pacientes que relataram benefícios com a droga. Veja o debate na íntegra abaixo:


Comments

10 respostas para “Após clamor popular, instituições de saúde criam grupo para estudos com droga anticâncer da USP”

  1. Avatar de JOSÉ DA CUNHA OLIVEIRA NETO
    JOSÉ DA CUNHA OLIVEIRA NETO

    A fosfoetanolamina sintetica a pilula que cura o cancer não pode continuar sendo proibida esperando testes da ANVISA, MINISTERIO DA SAÚDE, etc, a pilula já curou milhares de doentes de cancer em São Paulo por mais de 20 anos. Quem proibiu a pilula deve ser responsabilizado civil e criminalmente na Justiça, como pode proibir que uma pessoa seja curada deixando ela morrer isso é um crime contra a humanidade, os advogados do Brasil tem que conscientizarem dessa gravidade, se fosse um filho, mulher, irmão etc de um Juiz ele aceitaria esta proibição que levaria a morte de seu ente querido e ficaria omisso.

  2. Avatar de JOSÉ DA CUNHA OLIVEIRA NETO
    JOSÉ DA CUNHA OLIVEIRA NETO

    A fosfoetanolamina sintetica a pilula que estava curando os doentes de cancer em São Paulo por mais de 20 anos foi proibida. Agora precisa ser testada pela ANVISA, MINISTERIO DA SAÚDE, etc, que BURROCRACIA. Quem proibiu a FOSFOETANOLAMINA e deixou centenas de milhares de doentes de cancer sem o tratamento deve ser responsabilizado judicialmente pelas mortes destes doentes. É o mesmo que proibir uma pessoa de levar agua na travessia de um deserto. Quem não tem acesso a fosfoetanolamina a solução e entrar na justiça para conseguir as pilulas através de um advogado é ver na internet advogados que estão entrando na justiça para conseguir as benditas pilulas.

  3. Essa pilula denominada Fosfoetanolamina Sintética na verdade ja salvou muitas vidas, porém esse governo de mentira, essa anvisa e a industria farmaceutica não estão preoculpados em salvar vidas e sim somente nos valores que cada vida tem, ex: se vc tem bastante dinheiro ou é famoso vc tem a pilula sem essa burocracia, se vc não tem e depende de pessoas, orgãos, governo, etc….vc não é ninguem perante essas pessoas. Quando existem pessoas sérias que querem ajudar quem precisa, são jogadas para escanteio e o monopolio não deixa ninguem bater, então o que existe de verdade é uma má vontade de ajudar pessoas e familias que sofrem com esse tipo de enfermidade.

  4. Vamos povo brasileiro participar e acompanhar de perto esses projetos , porque muitas coisas horrendas são aprovadas na calada da noite por essa presidanta e esse congresso mesquinho ,onde reina e dorme a corrupção . Esqueçam um pouco essa maldita cultura futebolística e novelística , q vos empobrecem culturalmente . Os interesses políticos executivo ,legislativo e judiciario aliados aos grandes empresários do ramo farmacêutico e instituições de saúde pública e médicas , sem escrúpulo, corruptamente estarão se macomunando para que esse medicamento não seja de fácil acesso pela população de baixa renda , podem estar certos . Pensamento de clamor popular .

  5. Essa vida é passageira.mais quando agente morrer se não tiver plantado boas ações na terra teremos o inferno p sembre en nossas vidas.seja humilde, manso e piedoso.

  6. Liberar e salva as pessoas dessa doença malta pelo amor de jesus cristo tenha misericordia seja um bom cordeiro senhor diretor .

  7. Ixii!!! Jura que se a Anvisa comprovar a eficacia do remedio ela vai vender baratinho, duvido!!!

  8. Avatar de Nelson Assad
    Nelson Assad

    Mais uma vez, a ciência brasileira é um grande orgulho para o país, em todas as áreas do conhecimento, temos grandes descobertas de cientistas brasileiros, isto me da orgulho…
    Mas a política por outro lado… a vergonha é demais!

  9. Avatar de Denalvo Marques de Almeida
    Denalvo Marques de Almeida

    O Meu Comentario e o Seguinte se Essa Substancia Fosfotanolamina ela e Benefica Para a Cura do Cancé.A Anviza tem e que Aprovar.Para o bem da Saúde de Todos Brasileiros.
    E Fazerem mais Comprimidos em Grande Escala Para que todos Ricos e Pobres Terem Assesços a Essa droga tão Benefica para Cura do Maldito cancé. E Parabens aos Cientistas que Descobrirão essa droga.Essa e a Minha Opnião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.