“Você não trabalha porra nenhuma! Você é um vagabundo que fica aqui andando de skate. Seu arromb…”. Foi com esse e outros insultos, além de ameaças e um “mata-leão” (tipo de estrangulamento) que um membro não fardado da Guarda Civil Metropolitana (GCM) abordou skatistas na Praça Roosevelt, em São Paulo, na última sexta-feira, dia 4. O que ele certamente não imaginava era o tamanho da repercussão que seu ato causaria, já que foi filmado por um jovem e divulgado no youtube neste domingo.
O episódio ocorreu em meio a uma discussão entre a GCM e os skatistas, usuários habituais da praça desde que ela passou por reforma e foi reaberta em setembro — com espaço dedicado ao esporte. Segundo frequentadores, as abordagens tem sido usuais pelo fato de os skatistas usarem os bancos da praça para a prática do esporte.
Spray de pimenta e afastamento
O vídeo, que em um dia já teve quase 300 mil views, mostra também policiais jogando spray de pimenta na cara dos skatistas, em um momento no qual estes estavam apenas observando pacificamente a situação. Segundo o portal G1, a filmagem foi feita pelo skatista Eduardo Régis, de 22 anos. O guarda sem farda foi identificado por internautas do Facebook como sendo o policial Luciano Medeiros. Sua foto e seu nome tem sido divulgados por milhares de internautas indignados com a ação.
A Secretaria de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, divulgou nota nesta segunda-feira, dia 7, informando que afastou os profissionais envolvidos e que eles serão ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana. Serão adotadas as providências cabíveis, segundo a secretaria, sem especificar quais seriam.
Deixe um comentário