Aprovada abertura de processo contra Demóstenes

Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

O relator Humberto Costa fala ao Conselho de Ética do Senado

Na manhã desta terça-feira, dia 8, o Conselho de Ética do Senado aprovou por unanimidade a abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. A ação é resultado  do relatório preliminar do senador Humberto Costa (PT-PE)  e pode resultar na cassação do mandato do senador.

“O Senado precisa dar resposta à sociedade sobre como enxerga todos os indícios elencados que ligam o senador Demóstenes Torres ao contraventor Carlinhos Cachoeira”, disse o relator Humberto Costa na reunião do Conselho.

Com a aprovação da abertura do processo, o relator deverá preparar um relatório final onde indicará a penalidade que deve ser aplicada a Demóstenes, que pode ser desde uma simples censura à perda do mandato do senador.  Assim que for anunciada a punição, Demóstenes poderá se defender perante o Conselho.

Se o senador Humberto Costa decidir pela cassação, um parecer do Conselho de Ética será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que deve examinar os aspectos constitucional, legal e jurídico da decisão. Se de fato a cassação for indicada, ainda precisará ser aprovada em plenário.

Evidências apontam a ligação do senador Demóstenes Torres com o bicheiro Carlos Augusto dos Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro deste ano durante a Operação Monte Carlo da Polícia Federal (PF). Segundo o que foi levantado pela PF, Demóstenes teria se utilizado do cargo no Senado em benefício de Cachoeira.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.