O escritor Ariano Suassuna foi internado ontem no Hospital Português do Recife depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele foi submetido a uma cirurgia para drenagem do sangramento cerebral. O autor de A Pedra do Reino e O Auto da Compadecida está em coma e respira por aparelhos. De acordo com nota assinada pela neurocirurgiã Dra. Feliciana Castelo Branco, seu quadro clínico é grave, mas estável.
Três dias antes, na sexta-feira, dia 18, o romancista, poeta e dramaturgo paraibano, de 87 anos, havia dado uma aula-espetáculo sobre o compositor Capiba no Festival de Inverno em Garanhuns. No dia 16, quarta-feira, esteve em Salvador, onde ministrou aula aberta do Teatro Castro Alves.
No dia 21 de agosto do ano passado, Suassuna teve um infarto do miocárdio, e foi submetido a um cateterismo, tendo ficado seis dias internado. Pouco depois voltou ao hospital, por conta de um aneurisma, que o deixou mais uma semana sob cuidados médicos.
Repercussão
Amigos aqui na Bahia torcem pelo restabelecimento do autor. Raimundo Matos de Leão, teatrólogo da UFBA, presente ao evento no Teatro Castro Alves disse que “Suassuna deixava transparecer uma certa fragilidade, mas sem prejuízo de sua performance.”
Ariano Suassuna tem uma obra vasta, do romance ao teatro, e foi indicado pelo Brasil ao Prêmio Nobel de Literatura no ano passado. Além disso, tem vários textos adaptados para a televisão e para o cinema, como a minissérie A Pedra do Reino, com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.
Deixe um comentário