O primeiro lançamento da Editora Passarim é o SongBook do álbum Alegria nos Dedos, do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo.
São 80 páginas com transcrições das músicas do álbum homônimo de 2012, feitas por Luiz Cláudio Sousa, que vivenciou o processo criativo de Arismar.
“É um caderno de música, para você enfiar na bolsa e sair tocando”, diz Arismar. A produção do livro levou dois anos, período no qual o instrumentista se dedicou a adaptar as faixas do álbum para o SongBook.
A ideia de lançar o livro de música surgiu em um curso para professores ministrado por Arismar, na escola Companhia das Cordas, em São Paulo. O grupo tocava músicas do próprio Arismar e, nesse processo, o instrumentista foi criando e dando forma ao que viria a ser o álbum Alegria nos Dedos.
Desde o lançamento do disco, as faixas já receberem diversas versões diferentes. O SongBook, portanto, tenta criar um “caminho do meio”, como diz Luiz Cláudio, para que as músicas possam ser tocadas em apresentações.
No texto introdutório do livro, Peter Dietrich, da editora Passarim, explica que o processo de transcrição do SongBook respeitou a visão que Arismar tem de sua própria música: uma constante mutação. “Compare o CD com o SongBook, e veja o caminho que percorre uma mesma música em dois momentos. Escute o próprio Arismar ao vivo e tire mais um retrato”.
O registro final é de Luizinho 7 Cordas. O projeto gráfico é assinado por Guilherme Valverde, as ilustrações são de Maju Espírito Santo e o texto de abertura ficou por conta de Léa Freire.
Cada partitura vem acompanhada de declarações e comentários de parceiros do músico, como Amilson Godoy, Toninho Horta, Cleber Almeida, Heraldo do Monte, Bebe Kramer, Bia Goes, Sérgio Coelho, Thiago Espírito Santo, Jean Garfunkel, Daniel d’Alcântara, Gabriel Grossi, Luciano Maia, Vinícius Dorin, Filó Machado e Michel Leme.
Deixe um comentário