O artista plástico Gustavo Rosa morreu nesta terça-feira (12), aos 66 anos, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de pâncreas, e estava internado no hospital Albert Einsten. O velório está marcado para acontecer na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira (13), às 12h.
Nascido em São Paulo em 1946, o pintor, desenhista e gravador apresentou sua primeira exposição em 1966, na FAAP, e a partir de então conquistou espaço em ouros países. Em 1994, lançou nos EUA uma grife com seu nome na loja Bloominngdale’s, em Nova York, e em 2009 participou de uma exposição coletiva no Museu do Louvre, em Paris.
Dono de uma linguagem própria, na qual crítica social e humor tinham espaço, Rosa possuía um local próprio para exposições em São Paulo. Entre outros trabalhos expostos, ele também pintou quadros que faziam parte do cenário do programa Sai de Baixo, da TV Globo.
“Eu era muito tímido e me expressava no desenho. Chamavam constantemente a minha mãe no colégio. ‘O menino só fica desenhando, fazendo caricaturas dos professores’. Eu não tinha facilidade verbal, foi sempre o desenho. E depois mais tarde encontrei as tintas, o pincel. Não parei mais, nunca fiz outra coisa”, disse, certa vez, em entrevista à TV Globo.
Deixe um comentário