Foto Getty Images e Reprodução da Transmissão ao vivo
Os britânicos foram impecáveis na sua Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Com uma encenação da Revolução Industrial, iniciaram a festa, apresentando torres que imitam as chaminés de fábricas com sua fumaça, além de manifestações pelos direitos das mulheres e trabalhadores.
Para retratar a metalurgia com os seus operários, força central da revolução, um círculo imitando ferro derretido formou-se no centro do estádio e foi suspenso para juntar-se a grandes aros que desenharam o símbolo olímpico com fogos de artifício, levando ao delírio o público presente que aplaudiu a cena em pé.
Milhares de figurantes dançaram ao som de um time de 965 batuqueiros que se calaram em uma homenagem às vítimas das duas guerras mundiais.
[nggallery id=15986]
Grande surpresa da noite, Daniel Craig – na pele do seu famoso personagem do cinema, James Bond – foi buscar a Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, em Londres. Os dois chegaram ao centro do estádio em um helicóptero. Em uma encenação cinematográfica, a Rainha Elizabeth II saltou de paraquedas ao lado de James Bond para aparecer na tribuna de honra ao lado de seu marido, príncipe Philip arrancando gritos e aplausos da plateia.
A rainha foi homenageada com God Save The Queen na voz de crianças portadoras de necessidades especiais. O hino nacional do Reino Unido embalou o hasteamento da bandeira nacional.
Os momentos que se seguiram foram dedicados à literatura, música e cinema ingleses. J. K. Rowling, autora de Harry Potter, leu trechos de Peter Pan enquanto adultos e crianças encenavam o clássico. A força da literatura britânica também foi lembrada com cenas de Mary Poppins, de Pamela Lyndon Travers.
Na homenagem ao cinema, a clássica música do filme Carruagens de Fogo foi executada a orquestra sinfônica de Londres. Na segunda surpresa da noite, O ator inglês Rowan Sebastian Atkinson assumiu seu popular personagem cômico Mister Bean e fez uma graça em meio aos músicos. Arrancando risos, o humorista, que integrava a orquestra, fez fotos com o seu celular e “sonhou” com a paródia do famosos filme que fala sobre a superação dos atletas.
A música britânica foi lembrada com um Pout pourri de sucessos dos anos 60 até a atualidade. Com uma lembrança especial aos Beatles, bandas como Queen, de Freddie Mercury, Sex Pistols, New Order e Duran Duran, além da Prodigy e sua música eletrônica também foram citadas.
Outro grande momento foi a homenagem a Tim Berners-Lee, criador do www (World Wide Web) que fez possível a comunicação em tempo real que mudou o mundo, a internet. Em um palco iluminado, o cientista foi ovacionado pelo público assim que foi anunciado.
Iniciando a Parada de Atletas, apresentação das seleções das 204 nações participantes dos jogos, 1.0490 esportistas desfilaram com suas bandeiras sob aplausos dos presentes. A parada foi iniciada pela Grécia, primeira nação a realizar os jogos olímpicos e historicamente a primeira a entrar nos estádios olímpicos. O Brasil foi puxado por Rodrigo Pessoa, campeão mundial do hipismo, que carregou a bandeira do País.
Aplaudido de pé, Mohamed Ali, foi um dos sete grandes homenageados dos jogos Olímpicos deste ano. Debilitado, ele não pode carregar a bandeira olímpica ao lado dos outros seis homenageados por promover a paz mundial no mundo. Entre os sete, a ex-senadora Marina Silva. A pedido da organização, a homenagem foi guardada a sete chaves e foi surpresa até para a presidenta Dilma Rousseff que está em Londres para a festa.
A pira olímpica chegou ao estádio com David Beckham que conduziu uma lancha pelo rio Tâmisa até chegar às proximidades do estádio. No momento mais esperado da cerimônia, um grupo de atletas acendeu as 204 tochas que formaram a pira olímpica dando início oficial aos jogos.
Deixe um comentário