Ao menos 86 pessoas morreram e 200 ficaram feridas após a explosão de duas bombas neste sábado (10) em frente à Estação Central de trens de Ancara, na Turquia. As explosões aconteceram durante uma manifestação pela paz no país.
A manifestação, convocada por escolas de Engenheiros e Médicos e dois sindicatos de esquerda, foi atacada por um homem-bomba em um ato terrorista, segundo informações do governo.
“Estamos fazendo o que for preciso para concluir o inquérito os trabalhos o mais rapidamente possível. […] Mas a situação entre os feridos é crítica. Estamos preocupados com o número crescente de vítimas”, afirmou o Procurador-Geral de Ankara, Aaron Kodalak.
Em comunicado oficial o governo turco criticou os ataques: “Condenamos este ataque contra nossa democracia e a paz de nosso país”. As explosões ocorrem a três semanas das eleições legislativas, previstas para o dia 1º de novembro.
A campanha, antecipada, se deve em parte à instabilidade política gerada por confrontos diários entre o exército turco e rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Deixe um comentário