Na manhã deste sábado, uma manifestação da minoria xiita hazara sofreu um atentado em Cabul, capital do Afeganistão. O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo atentado, realizado por dois homens bomba. O Ministério de Saúde do Afeganistão já contabiliza 80 pessoas mortas e mais de 200 feridas, segundo a CNN.
A explosão ocorreu durante uma manifestação pacífica na região de Dehmazang, onde milhares de pessoas da comunidade xiita dos hazara reivindicavam mudanças na rota de um projeto de transmissão de energia entre o Turcomenistão e Cabul, que não inclui seu território, na província de Bamiyan. Esta foi a segunda manifestação realizada pelos hazaras por causa da linha de transmissão. A anterior, em maio, atraiu milhares de pessoas e também fechou o distrito comercial da cidade.
A minoria xiita hazara, que representa 9% da densidade demográfica do Afeganistão, sofreu décadas de perseguições e milhares de seus membros foram assassinados na década de 90 pela Al-Qaeda e pelos talibãs. De origem sunita, o EI também prega a perseguição aos xiitas.
O atentado ocorreu cerca de três semanas após um homem-bomba matar dezenas de pessoas em um ataque contra cadetes recém-formados da polícia, reivindicado pelo Talibã. O grupo extremista já publicou um comunicado negando qualquer envolvimento com o ataque ocorrido nesta manhã.
Deixe um comentário