Ator Cláudio Cavalcanti denuncia tentativa de censura

Um portal administrado por militares que defendem o golpe militar de 1964 está fazendo circular um abaixo-assinado com o objetivo de proibir a novela Amor e Revolução, exibida diariamente pelo SBT às 22horas em todo o Brasil e que aborda o período em que o País viveu sob ditadura militar.

O ator Cláudio Cavalcanti enviou, na terça-feira (12), uma mensagem para o seu mailing list em que denuncia essa tentativa de censura e pede assinaturas em uma petição a ser enviada ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em apoio à produção.

A TODOS: ESTOU TENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER O PAPEL HISTÓRICO DE UM DEMOCRATA TORTURADO DURANTE A DITADURA MILITAR NA NOVELA AMOR E REVOLUÇÃO, NO SBT. AS CENAS SÃO VIOLENTAS E TERRÍVEIS PORQUE O ATO DE TORTURA É VIOLENTO E TERRÍVEL E INJUSTIFICÁVEL.
ELEMENTOS PODEROSOS ESTÃO QUERENDO CENSURAR A NOVELA. AO CONTRÁRIO DOS PAÍSES EVOLUÍDOS, QUE SISTEMATICAMENTE DIVULGAM OS ERROS DO PASSADO PARA QUE NÃO VOLTEM A ACONTECER – SENDO A ALEMANHA O EXEMPLO MÁXIMO DESSE COMPORTAMENTO -, NO BRASIL INDIVÍDUOS NO PODER QUEREM ENTERRAR SEUS CRIMES, CENSURANDO UMA NOVELA QUE RETRATA OS FATOS HISTORICAMENTE COMPROVADOS DOS ANOS DE CHUMBO DA DITADURA MILITAR. PROTESTEM. PELOS QUE SE FORAM, POR NÓS E PELOS NOSSOS FILHOS E NETOS.
[nggallery id=13987]

A petição de Cláudio Cavalcanti:

“A memória histórica do país é patrimônio inalienável do povo brasileiro!”

A novela Amor e Revolução vêm rendendo na internet, apesar da audiência ainda estar aquém do esperado na TV. Desta vez, um portal militar resolveu fazer um abaixo-assinado contra a novela de Tiago Santiago, que aborda o período da ditadura militar no Brasil. Os donos do site querem que a trama seja proibida de ir ao ar no SBT. Será que nunca deixamos a ditadura? Será que esses vinte e seis anos, dito de volta à democracia, foi uma farsa e que sempre os militares ditaram os rumos do nosso País? Será que sempre eles disseram o que deve ser passado na televisão, no Brasil? O que esses militares estão tentando fazer e o que já fizeram, criando o tal abaixo-assinado, é um ato de censura e que não cabe em um país que se diz democrático. O tempo da ditadura militar já passou e já passou bem tarde e as consequências de tal período foram muitos mortos, muitas pessoas com sequelas terríveis, tanto físicas quanto mentais; e famílias que ainda choram seus parentes desaparecidos e assassinados. Nada disso é uma coisa pequena. Os militares vivem se metendo em assuntos que envolvem a ditadura militar, pois não querem que suas ações no período sejam reveladas e que fiquem impunes para sempre.
Como não pode-se abrir nem ter acesso a muitos documentos da época, façamos o que estiver ao nosso alcance para que os militares não cometam mais esse absurdo de censurar uma novela que está se mostrando imparcial e não está citando nomes de terceiros de nenhum dos lados – apenas fatos -, e ainda apresenta, no final de cada capítulo, depoimentos de ambos os lados. Chega dos militares quererem mandar, dar opinião em tudo que toque a eles! Chega do dedo militar nos programas televisivos, apontando o que deve e o que não deve ser passado na TV brasileira! Portanto, assine esse abaixo-assinado para dizer que você apoia a transmissão da novela
AMOR E REVOLUÇÃO na emissora SBT.

As vidas de Flávio Tavares no dia que durou 21 anos


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.