Um dos nomes mais comentados nas redes sociais nesta quarta-feira é o do ator Guilherme Karan, 54 anos. Lembra-se dele? Ele ficou famoso no extinto TV Pirata e fez sua última novela há 12 anos, América, de Gloria Perez. O fato revelado pela coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, é que ele está em cadeira de rodas e vive sob cuidado de dois enfermeiros por sofrer uma doença degenerativa, a síndrome neurológica Machado-Joseph.
Quem deu entrevista ao jornal foi o pai de Karan, Alfredo. Ele disse que o filho vive isolado em sua casa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e, deprimido, recusa-se a receber a visita de amigos. A doença de Karan compromete a capacidade motora do paciente. “Ele herdou da mãe. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não”, disse o pai. O ator recebe, durante três vezes na semana, a visita de um fisioterapeuta.
Alfredo disse que Karan não quer receber sequer Glória Perez, autora que quase sempre o escalava para novelas. Ele pediu oficialmente que ela não o visitasse mais. “Ele não quer falar com ninguém. Está deprimido. E é um ponto de vista que temos que respeitar. Eu, como pai, compreendo e dou toda a assistência que posso”, disse o pai ao jornal.
A doença que aflige a família Karan é hereditária, provoca uma lesão na região do cerebelo e não tem cura. Ela compromete a coordenação motora, a fala, a deglutição e até o movimento dos olhos. Pode prejudicar o equilíbrio também, a pessoa pode cair e se machucar. Por isso, a cadeira de rodas é útil.
Deixe um comentário