O avião que levava o novo presidente francês, François Hollande, para a Alemanha nesta terça-feira, dia 15, foi atingido por um raio e obrigado a retornar para Paris. Hollande, que tomou posse na manhã desta terça, já embarcou em uma nova aeronave, mas o contratempo deve atrasar a reunião entre ele e a chanceler alemã Angela Merkel em pelo menos uma hora.
O encontro entre os líderes das duas maiores economias da União Europeia é vista como chave para o futuro do bloco. O antecessor de Hollande, Nicolas Sarkozy, apoiou os planos de austeridade econômica propostos pela Alemanha, posição que o novo presidente sinalizou que não deve seguir. Hollande deve pedir a Merkel um ajuste no pacto fiscal acordado por líderes europeus em março deste ano para incluir um compromisso pró-crescimento.
“Vou propor a meus parceiros europeus um pacto que alie a redução necessária do déficit ao estímulo indispensável da economia”, disse Hollande. O plano tem sido chamado na imprensa europeia de “New Deal do Velho Continente”, em paralelo com o programa de crescimento que tirou os Estados Unidos da Grande Depressão na década de 1930.
LEIA MAIS
François Hollande assume a presidência na França
Hollande: “A mudança começa agora”
Deixe um comentário