Vitória da Conquista, sertão baiano, 1959. A população da cidade não passava dos 40 mil habitantes. A luz elétrica funcionava dia sim, dia não e, muitas vezes, apagava às 10 horas da noite. As lembranças do coronelismo ainda eram presentes naquele momento. É nesse cenário que a família Batista funda a primeira loja Insinuante, na rua Maximiliano Fernandes, ao lado do fórum da cidade. Naquela época, vendiam somente calçados. A loja dois foi inaugurada na rua Monsenhor Olímpio, também em Vitória da Conquista. No início dos anos 1960, surge a terceira loja de calçados, na vizinha cidade de Poções.
Anos após se consolidar no Estado da Bahia, a empresa, já trabalhando no ramo de móveis e eletrodomésticos, partiu para conquistar novos mercados e atualmente conta com lojas distribuídas nos Estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro, além da Bahia, é claro.
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Hoje, a empresa ocupa a quarta colocação nacional no segmento de varejo, emprega mais de 10 mil funcionários. Seu trabalho foi reconhecido, recentemente, nos prêmios: Exame – Melhores e Maiores, eleita como melhor empresa do segmento no comércio nacional; Mérito Lojista – 2005, pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, na categoria Destaque Rede de Lojas; e Top of Mind, como a empresa mais lembrada pelo público consumidor em nove dos onze Estados onde atua.
A Insinuante usa de agressivas campanhas publicitárias institucionais e promocionais. Veicula mais de mil comerciais de televisão por dia e distribui milhões de tabloides por mês, sob a responsabilidade da agência Propeg de Salvador. O conjunto desses fatores tornou a marca uma verdadeira tradição e, de acordo com informações do IBOPE Monitor, a empresa ocupa a segunda colocação como maior anunciante de eletrodomésticos do País e a 12a no ranking nacional em todas as categorias.
A rede opera com quatro tipos de lojas. Especializadas, com áreas de 800 m2, e localizadas nas zonas de comércio, vendem eletrodomésticos, eletroeletrônicos, informática e telefonia celular. Megastores, com mais de 3.000 m2, são projetadas e desenvolvidas na mais moderna tecnologia. Lojas de desconto, com áreas que variam entre 1.000 e 2.500 m2, atendem a todas faixas de clientes e oferecem uma completa linha de produtos para o lar. A agência de serviços exclusivos é outro diferencial das lojas de desconto, com opções de contratação de crédito complementar, empréstimo pessoal, seguros, previdência privada e o cartão Insinuante. Por fim, há ainda a e-loja, que atende via internet com preços mais baixos, realiza entregas em até 24 horas e faz uma grande competição com as redes de lojas convencionais.
Segundo o presidente do Grupo, Luiz Carlos S. Batista: “A Insinuante é mais que uma loja de eletrodomésticos e móveis. Ela carrega consigo a continuação do sonho de uma grande família, unida em ideais comuns há muitos anos. Desde a nossa primeira loja até os dias atuais, continua intacto o compromisso de fazer o melhor para o nosso cliente. Esse é o segredo de tanto sucesso”.
Em 2010, a Insinuante resolve fazer uma fusão com a Loja Ricardo, que iniciou, também no Interior, na cidade mineira de Divinópolis. Está tramitando nesse momento o processo da fusão, com a criação de uma holding que deve transformar as duas lojas em uma das gigantes redes do País.
Construção Civil de olho na classe A
Da mesma maneira com que as classes C e D impulsionam esse crescimento do varejo, outros indicadores da generosa expansão de mercado percebida hoje no Nordeste do País são evidentes também nos negócios destinados à classe A da região.
Em Salvador, um megaprojeto imobiliário capitaneado pelas empresas JHSF, de São Paulo, e o grupo baiano Euluz, segue a todo vapor. Em um terreno de 340 mil m² está sendo construído o Horto Bela Vista. Empreendimento que nasce com a ambiciosa proposta de ser o maior projeto imobiliário da Bahia.
As obras começaram em outubro de 2009 e deverão estar inteiramente concluídas em 2015. O estendido prazo de execução reflete a magnitude do projeto: serão construídas dezenove torres residenciais, três torres comerciais, um hotel, além do Shopping Bela Vista. Outros números impressionantes: calcula-se que, durante a execução do projeto, serão gerados 50 mil empregos e a expectativa é obter um valor geral de vendas superior a R$ 1 bilhão. A capital baiana foi escolhida por apresentar o maior crescimento da região, nos últimos anos. Em 2009, enquanto o PIB do Brasil caiu 0,2%, a Bahia obteve um crescimento econômico de 1,7%. Uma Bahia de todas as classes que cresce em ritmo frenético.
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