Barbosa nega pedido de Dirceu para trabalhar fora do presídio

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou hoje (9) o pedido feito pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de deixar o Presídio da Papuda (DF) durante o dia para trabalhar em escritório de advocacia em Brasília.

Barbosa entendeu que Dirceu não pode trabalhar fora do presídio por não ter cumprido um sexto da pena de sete anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, definida na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Na decisão, o presidente do Supremo afirmou que a proposta de emprego em escritório de advocacia inviabiliza a fiscalização do trabalho externo. “O proponente do emprego, por ser advogado, não permanece no interior do escritório durante todo o período de trabalho que deverá ser executado pelo condenado, o que evidentemente inviabiliza a fiscalização do cumprimento das normas, que é da essência do cumprimento de uma sentença criminal.”

O ex-ministro recebeu proposta para trabalhar no escritório do advogado José Gerardo Grossi, em Brasília. Ele iria trabalhar na pesquisa de jurisprudência de processos e ajudar na parte administrativa. A jornada seria das 8h às 18h, com uma hora de almoço, e o salário, R$ 2,1 mil.

Segundo Barbosa, para cumprir medidas de reeducação, Dirceu já vem trabalhando internamente no presídio, executando tarefas de limpeza do pátio e auxiliando na biblioteca. “Não há, assim, motivo para autorizar a saída de preso para executar serviços de mesma natureza do que já vem executando atualmente, considerada a finalidade do trabalho do condenado. Em conclusão, ausente o pressuposto objetivo para concessão do benefício [não cumprimento de um sexto da pena], indefiro o pedido”, decidiu o ministro.


Comentários

Uma resposta para “Barbosa nega pedido de Dirceu para trabalhar fora do presídio”

  1. Avatar de João Batista - SC
    João Batista – SC

    ELEIÇÃO 2014: VOTAREI NOS PTISTAS E EXPLICO PORQUÊ
    Depois que eu li a matéria da Conceição Lemes, no Vi o Mundo (http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html), eu tomei a decisão de votar nos PTistas, na eleição de 2014, e explico porquê:
    Com a prestimosa colaboração da suprema corte do nosso país, os TUCANOS adquiriram o direito de roubar no Brasil inteiro, impunemente, solenemente.
    Como eu sei que os PTistas são investigados e monitorados 24 horas por dia pelo PIG, por Joaquim Barbosa e pelo Gilmar Mendes, eu prefiro votar neles (nos PTistas).
    Porque, meu neguinho, se os TUCANOS voltarem ao poder eles vão roubar, roubar, roubar, roubar e roubar! E nada vai ser denunciado no Jornal Nacional, nem no telejornal da Band (do Boechart), nem na Rolha de São Paulo (do Octavinho) e em nenhum jornal/telejornal desse país. E a justiça brasileira vai ficar na moita.
    Um dia você vai acordar no sereno e constatar que durante à noite os TUCANOS roubaram o telhado da sua casa. Mas aí já será tarde. BRINCA COM ESSA GENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.