Batalha do Avaí

Na noite da última terça-feira (dia 11), teve festa em Florianópolis. Mais precisamente no estádio da Ressacada. Com gol de Evando, o Avaí venceu o Brasiliense por 1 a 0 e confirmou o acesso à série A do Campeonato Brasileiro. Em 2009, depois de 20 anos, o time catarinense vai jogar a divisão de elite do Brasil, para delírio de Gustavo Kuerten. Guga, torcedor fanático do clube, comemorou feito menino a volta à primeira divisão: jogou-se na grama molhada com os jogadores, reverenciou o técnico Silas e até foi carregado pelo time. Também, pudera. Nascido em 1976, portanto com três anos de idade quando o Avaí disputou a série A do Brasileiro pela última vez, em 1979, o maior tenista do Brasil verá seu time do coração pela primeira vez entre os 20 melhores do País no ano que vem.
[nggallery id=14712]

Para quem achava, como eu, que o nome do time era uma homenagem com a grafia equivocada à ilha onde Barack Obama nasceu, está enganado. Na verdade, a inspiração para o nome veio da História do Brasil. Isso mesmo.

Avaí vem da Batalha do Avahy, que decidiu a Guerra do Paraguai (1864-1870), maior conflito armado internacional da América do Sul, travado entre a Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina – com a ajuda da Inglaterra) e o Paraguai. A guerra arrasou a então potência econômica da América do Sul. Mais de 300 mil paraguaios foram mortos no conflito, entre civis e militares.

A Batalha do Avahy (hoje Avaí) ocorreu no dia 11 de dezembro de 1868, em território paraguaio. Completa, portanto, 140 anos este ano. De um lado, a Tríplice Aliança, comandada pelo Marquês de Caxias e General Manuel Luís Osório, e que contou com 18.900 brasileiros, além de 26 canhões e três mil cavalos. Comandados pelo general Bernardino Caballero, cinco mil paraguaios, com 18 canhões, não resistiram e sucumbiram diante do poderio militar da Tríplice Aliança. Apenas 200 homens do exército de Caballero sobreviveram, enquanto “somente” 297 soldados morreram entre os brasileiros.

Em 1º de setembro de 1923, foi fundado o Avaí Futebol Clube, em homenagem àquele dia. Oitenta e cinco anos depois, com 13 títulos estaduais, um título de Campeonato Brasileiro da série C (1998) e quatro disputas de Brasileirão da série A (1974, 1976, 1977, além de 1979), o time de Guga volta à batalha da série A em 2009. Boa sorte!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.