Bate-papo caro no Brasil

A ONU divulga nesta segunda-feira (2) um estudo sobre o uso de telefonia e internet entre os 150 países da União Internacional de Telecomunicações (UIT). O Brasil está entre os 40 que mais gastam com telefone, consumindo o equivalente a 7,5% da renda média per capita do País. O custo com a telefonia fixa é um pouco menor, mas ainda assim coloca o Brasil num vergonhoso 113º lugar em escala crescente de custo. E o gasto mensal dos brasileiros com internet de banda larga é ainda mais assustador: 9,6% da renda per capita.

Pelo índice geral da UIT, o Brasil caiu seis posições em relação ao índice anterior. O acesso à telefonia é um dos critérios utilizados pela organização para elaborar o Índice de Desenvolvimento em Tecnologia de Informação e Comunicação referente ao período de 2002 e 2007.

Outro dado: no final de 2008, o número de celulares no planeta atingiu a marca extraordinária de 4 bilhões, mais de três vezes o de telefones fixos. Apesar desse crescimento, também observado no Brasil, o estudo concluiu que o País pouco avançou em acesso, uso e capacidade, três dos tópicos avaliados no estudo. E quem paga o pato, ou a conta, dessa defasagem é, como sempre, o consumidor.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.