Apesar dos 3×1, a vitória de Thomaz Bellucci (23 no ranking da ATP) na primeira rodada do Torneio de Roland Garros contra o cazaque Golubev (44), radicado na Itália, não foi tão fácil quanto o placar pode sugerir. O adversário começou melhor, com um jogo sólido e quase perfeito, fazendo 3×0 logo no primeiro set. A partida parecia de Golubev, até que o brasileiro superou a tensão da estreia e colocou em prática a tática “soprada” por Larri Passos da arquibancada, forçando os erros do adversário com pesados spins no seu backhand.
A partir daí, Bellucci passou a jogar com mais confiança e conseguiu fechar o primeiro set em 6×4, placar repetido na segunda etapa. No terceiro set, Golubev foi melhor e venceu no tiebrake por 7×4, mas Bellucci voltou a dominar a equilibrada partida e fechou o jogo na quarta etapa, também no tiebrake por 7×5.
Em entrevista após o jogo, Bellucci afirmou saber que Golubev iria entrar com tudo, arriscando as jogadas e forçando os pontos rapidamente. “Mas em algum momento, eu esperava que ele começasse a errar e aí poderia impor o meu jogo. Era uma questão de tempo, paciência e concentração”, afirmou.
Agora, Bellucci tem pela frente o italiano Andreas Seppi (51 na ATP), considerado um adversário perigoso e que comete poucos erros, o que vai exigir muita paciência do brasileiro. Se avançar, Bellucci pega o vencedor da partida entre o francês Richard Gasquet (13) e o espanhol Marcel Granollers (47).
[nggallery id=13968]
O brasileiro está na mesma chave de Novak Djokovic (2), Roger Federer (3) e do francês Gael Monfils (9). Ou seja, ele não terá vida fácil pela frente. No entanto, ao responder um “quiz” após o jogo, Bellucci demonstrou conhecer o caminho da vitória, já que sabia detalhes das partidas disputadas por Gustavo Kuerten, três vezes campeão de Roland Garros.
O outro brasileiro em Roland Garros, Ricardo Mello (89), foi mais cedo para casa ao ser derrotado por 3×1 pelo americano Mardy Fish (10), parciais de 6×2, 6/7 (11), 6×2 e 6×4.
Deixe um comentário