Foi mais difícil que o esperado, mas o número 1 do Brasil e 43º do mundo, Thomaz Bellucci, começou com vitória na Copa Petrobras de Tênis, o challenger de São Paulo. Depois de dois adiamentos por causa das chuvas, Bellucci bateu João Souza, 186º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, e avançou para as oitavas-de-final da competição. Na próxima fase, ele enfrenta o contra o mexicano Santiago González, que bateu o brasileiro Caio Zampieri por 2 a 1 (parciais de 1/6, 6/3 e 6/4).
[nggallery id=14521]
Bellucci inicialmente enfrentaria João Souza na segunda-feira (26), porém o tempo não ajudou o torneio realizado na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. O jogo foi transferido para terça-feira (27), mas, mais uma vez, adiado por culpa do mau tempo.
Quando o duelo finalmente começou, no final da manhã desta quarta-feira (28), na quadra central do Harmonia, o público lotava as arquibancadas construídas especialmente para a Copa Petrobras. Bellucci começou nervoso e visivelmente impaciente. Logo no terceiro game do jogo, ofereceu e salvou duas chances de quebra para seu adversário, João Souza, o Feijão, como é carinhosamente chamado pelos outros tenistas.
Percebendo o início inconstante de Bellucci, Souza, que nada tinha a perder, começou a arriscar. A tática deu certo e, após quebrar o saque do adversário, sacou para fechar o set em 6/4. Souza mostrou-se superior no primeiro set. Sem conseguir encaixar seu jogo, Bellucci ficou visivelmente aborrecido, porém, sabia da dificuldade do jogo. “O Feijão é um tenista de muita qualidade, com uma mão muito pesada”, falou o número 1 do Brasil, após a partida.
No segundo set, Bellucci começou a se soltar em quadra e as jogadas que o colocaram entre os 50 melhores jogadores do mundo começaram a dar certo. Ele conseguiu uma quebra e fechou a segunda parcial em 6/3.
No início do terceiro e último set, Feijão indicou desânimo e Bellucci se aproveitou da situação, logo quebrando o saque de seu adversário. No meio da disputa final, Souza pediu atendimento médico. Na volta, teve mais um saque quebrado. Bellucci só precisou sacar para fechar o set e a partida em 4/6, 6/3 e 6/2 e confirmar que é um dos fortes candidatos ao título do torneio.
Ouça trechos da coletiva de Thomaz Bellucci:
Em outros resultados desta quarta, dois brasileiros avançaram no challenger de São Paulo. Rogério Dutra Silva, (316º do mundo), passou pelo espanhol Pablo Andujar (171º) por 2 sets a 1 (parciais de 7/5, 1/6 e 6/4) e agora encara o chileno Nicolás Massú, que, em duelo de ex-gigantes do tênis mundial, passou pelo argentino Gastón Gáudio em dois sets, com parciais de 7/5 e 6/3.
Júlio Silva suou para vencer o primeiro set diante do português Rui Machado por 7 a 6 (7 a 1). Na segunda parcial, o brasileiro aplicou o chamado “pneu”, fechou o jogo em 2 sets a 0 e agora já está nas quartas-de-final em São Paulo, fase em que encara o espanhol Santiago Ventura. Outro brasileiro já nas quartas é Franco Ferreiro, que bateu o chileno Paul Capdeville também com um “pneu”, mas no primeiro set, e depois com um difícil 7/6(7-5) na segunda parcial. Ferreiro pega o espanhol David Marrero, que venceu Ricardo Mello em dois sets (parciais de 7/5 e 6/0).
Já Gabriel Wanderley foi superado pelo francês Jonathan Dasnieres de Veigy por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e está fora da competição. Em outros resultados do dia, o argentino Juan Ignacio Chela superou o espanhol Pere Riba (ESP) por 2 a 1 (6/4, 3/6 e 6/4) e o equatoriano Nicolas Lapentti venceu Diego Junqueira, da Argentina, por 2 a 1 (6/4, 4/6 e 6/4).
|
Deixe um comentário