Foto Reprodução
Ex-premiê italiano e presidente do Milan, Silvio Berlusconi afirmou nesta sexta-feira, dia 4, que o clube italiano abandonará todas as partidas onde houver manifestações racistas. A declaração surge um dia após a equipe ter deixado o campo em jogo amistoso contra a equipe do Pro Patria, time da quarta divisão italiana.
Na partida realizada nesta quinta-feira, o meio-campista alemão Kevin Prince-Boateng foi alvo de ofensas racistas de parte da torcida presente no estádio da cidade de Busto Arsizio, próxima de Milão. Os atletas Urby Emanuelson, Sulley Muntari e M’Baye Niang também foram ofendidos por uma parcela dos torcedores.
Em solidariedade aos jogadores, os atletas do Milan deixaram o campo aos 26min de jogo. Os jogadores do próprio Pro Patria também seguiram o exemplo dos adversários e abandonaram a partida. A atitude de parte da torcida do Pro Patria foi condenada em todo o mundo. Asseguro que em todas as partidas, também internacionais, caso se verifiquem episódios deste gênero, o Milan deixará o campo”, disse Berlusconi, em declaração veiculada no site oficial do Milan.
Na nota, Berlusconi parabenizou a atitude da equipe, do treinador e de sua filha Barbara, executiva do time italiano. “Esses eventos não civilizados, essas vaias e esses coros depreciativos se repetem sempre com excessiva frequência e ofendem o futebol e o esporte inteiro. Também porque desses atos odiosos sofrem, além dos atletas, os clubes e a grande maioria dos torcedores”, declarou.
Gigi Farioli, prefeito da cidade, e Danilo Castioglioni, dirigente do Pro Patria, revelaram que estão trabalhando para identificar e punir os torcedores que realizaram as manifestações discriminatórias. “O que houve foi um episódio desqualificante e espero que os autores das ofensas venham a ser identificados e punidos como merecem”, afirmou Castiglioni.
Em seu Twitter, Boateng agradeceu o apoio dos fãs no incidente. “Obrigado a todos pelo apoio e compreensão. Significou muito!”, postou. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Deixe um comentário