Bin Laden e seu vizinho

Quase 10 anos após o monstruoso atentado as Torres Gêmeas em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001, que chocou o planeta e aleijou toda uma nação, Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda, que assumiu o ataque, é finalmente encontrado e morto pelas forças americanas após uma década de esconde-esconde.

Mais uma vez, o furo não ficou por conta de CNN, New York Times ou qualquer outro grande veículo de mídia tradicional, quem anunciou, relatou tudo em tempo real e acabou se tornando uma celebridade do mundo virtual, foi o paquistanês Sohaib Athar, um programador de 33 anos de idade.

Na finalidade de escapar da correria da cidade grande, Athar foi se refugiar nas montanhas de Abbottabad, sem nem imaginar que seu vizinho era ninguém menos que Osama Bin Laden. Ainda bem que ele não foi bater à porta para pedir açúcar!

Brincadeiras a parte, o fato é que o paquistanês, até um pouco bravo por ter saído em busca do sossego que não encontrou, começou a twittar em seu perfil, @ReallyVirtual, as atividades estranhas que ocorriam nas redondezas de seu quintal. Quando o relógio marcava aproximadamente 1 hora da manhã de segunda feira (17 horas de domingo em Brasília), sem nem saber do que se tratava. “Helicóptero sobrevoando a cidade à 1 hora (evento raro)”, foi a primeira twittada. “Vá embora helicóptero, antes que eu saque meu mata moscas gigante!”, reclamou em seguida sem perceber a gravidade do que acontecia.

Até aí, apenas as dezenas de seguidores de seu perfil liam suas mensagens entediadas, porém, depois disso, @ReallyVirtual viu, participou e relatou a história sendo feita. “Grande tremor e explosão por aqui. Espero que não seja o início de algo terrível”. Uma hora depois, ele retwittou uma notinha do Pakistan News, dizendo que a explosão que tinha presenciado se tratava da queda do helicóptero que tanto o irritava, porém, os motivos ainda não eram claros. Esperto, começou a pensar em explicações para as manifestações antes mesmo de qualquer anúncio oficial. “Já que o Talibã (provavelmente), não tem helicóptero e as autoridades estão dizendo que ele não é ‘nosso’, deve ser algo complicado”.

Com milhares de boatos pipocando em redes sociais, o perfil de Athar começou a ganhar mais e mais seguidores, atentos por atualizações do programador. Após constatar que o objeto voador foi abatido, ele começou a escrever sobre a presença de um avião dessa vez. A partir daí, foram 7 horas de bate-papo com os novos seguidores, todos em uma imensa “mesa redonda” para desvendar o mistério do helicóptero abatido e, apenas às 8 horas (24 horas de Brasília), começou a se falar na morte de Osama Bin Laden. “Uh oh, agora sou o cara que transmitiu o ataque a Osama sem saber disso”, comemorou o brincalhão.

Antes de ir dormir o “novo jornalista”, cansado das milhares de mensagens enviadas a ele, terminou sua cobertura de maneira categórica. “Bin Laden está morto. Eu não matei ele. Por favor, me deixem dormir”.

Sendo assim, boa noite novo companheiro de profissão. Se você dorme e Osama Bin Laden também, fique tranquilo, o passarinho azul não dorme nunca!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.