Em tempos de MP3, um “velho de guerra” brilha no meio do consumo de música. Segundo números da SoundScan, que faz levantamentos estatísticos na indústria musical dos EUA e do Canadá, a venda do vinil cresceu 89% em 2008, nos Estados Unidos, em relação ao ano anterior. De 990 mil LPs em 2007 o número subiu para 1,8 milhão de unidades vendidas. Sem dúvida, números expressivos, ainda mais em tempos de crise financeira.
[nggallery id=14704]
Expressivos também por causa da eterna crise da indústria fonográfica, que tem retração nas vendas há muito tempo. Hoje em dia, até os downloads de MP3 estão em queda. O velho vinil está na contramão. Parece que não são somente os DJs que se “alimentam” deles para suas pick-ups…
Para acompanhar o crescimento das vendas do vovô vinil, dois vovôs do rock entraram na lista dos 10 mais nos EUA. Na segunda colocação, Abbey Road, o penúltimo álbum dos Beatles, que completa 40 anos em 2009. Em sétimo, o clássico obrigatório The Dark Side of The Moon, do eterno Pink Floyd, disco de 1973. Em primeiro lugar, com o disco In Rainbows, ficou o Radiohead, que vem ao Brasil em março deste ano.
Vida longa ao vinil! Vida longa ao bom e velho rock!
Deixe um comentário