Um artefato explosivo foi achado nesta terça-feira, dia 22, dentro do teatro Gran Rex, em Buenos Aires, onde o ex-presidente da Colômbia Alvaro Uribe faria um discurso na quarta-feira, dia 23. A bomba estava escondida em uma caixa elétrica no segundo piso do teatro.
O explosivo teria sido descoberta graças a uma denúncia anônima, via telefone. Logo depois de encontrado, o teatro foi evacuado e as avenidas próximas interditadas ao trânsito.
Segundo Carlos Leiva, secretário do juiz a cargo das investigações, a bomba seria feita de um celular conectado a uma bateria, um ignitor e dois cartuchos pólvora, e poderia ser ativada a distância.
A carga explosiva de baixa intensidade teria como objetivo principal conseguir repercussão midiática. Alvaro Uribe está em Buenos Aires para participar da cúpula WOM-Latam. Sua presença no país causou protestos de grupos de esquerda. Durante o governo Uribe a Colômbia firmou um pacto anti-drogas com os Estados Unidos e intensificou a luta contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Nenhum grupo assumiu a autoria da tentativa de atentado.
Deixe um comentário