Mais de cem anos após a sua criação, o clássico infantil As Aventuras de Pinóquio, do italiano Carlo Collodi (1826-1890), é homenageado simultaneamente com dois lançamentos de luxo: uma nova edição da obra pela Cosac Naify, com ilustração de Alex Cerveny e posfácio de Ítalo Calvino, e uma coleção de canetas da Montblanc, parte da série Grandes Escritores da Literatura.
[nggallery id=14774]
Os lançamentos acontecem em um único evento nesta quinta-feira (14/12) a partir das 18 horas na loja Montblanc do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, com degustação de chocolates da Brigadeiros by Cousins. O ilustrador paulistano Alex Cerveny estará presente a partir das 20 horas para sessão de autógrafos. Ele utilizou a técnica cliché verre, contemporânea à criação da obra original, do final do século 19, para os desenhos – grande destaque do livro. A técnica é totalmente artesanal: nela, o artista chamusca uma placa de vidro com uma vela, tornando-a opaca e, em seguida, desenha sobre essa superfície com um objeto pontiagudo, como uma agulha. O desenho deve ser feito rapidamente, porém com delicadeza. O resultado é um negativo da imagem que, a partir de um contato fotográfico, é impressa.
Já a edição especial da caneta Montblanc apresenta os personagens – peixe-cão, grilo, raposa, gato e fada – na tampa. Um parafuso incrustado no clipe simboliza as juntas do boneco e o cone remete ao seu lendário nariz. A pena de ouro champanhe 18 K com a gravura do grilo completa a edição, formada por caneta-tinteiro, esferográfica e lapiseira.
Deixe um comentário