Brasil a mil!

Como eu previa...
Como eu previa…

Meus caros, a onda de otimismo com o Brasil, que eu pensei ser um fenômeno carioca, já mostrou ser mundial. A The Economist da semana passada trouxe várias páginas de elogios ao Brasil e à economia brasileira, provando por A+B que nós somos o país do momento, todos seremos lindos, felizes, ricos, magros, e ganharemos a Copa do Mundo. Será que eles leram meus posts sobre a capacidade do Rio de Janeiro de acreditar em si mesmo, apesar dos apesares? A capa da revista faz decolar o Cristo Redentor, numa foto linda, que bem que poderiam ter me enviado antes, e um detalhe (obviamente) me saltou aos olhos: historicamente, o Brasil sempre foi apresentado por mulheres de biquíni, e, desta vez, a Economist abriu a  matéria com um ga-ro-tão, vestido demais para meu gosto, mas com evidente testosterona, ombros largos, segurando uma prancha de surf, adorei. Definitivamente, mudamos e evoluímos.

Garotão Economist
Garotão Economist

Outro sintoma de que estamos na crista da onda, trocadilhos proibidos, é o fato de o Rio de Janeiro, na figura do Cristo, aparecer nas duas maiores bilheterias de Hollywood do ano – sendo destruído no catastrófico 2012, e no sucesso arrasador Lua Nova, pois é aqui que se refugia o vampiro Edward Robert Pattinson Cullen! Quem leu os livros da série do vampiro sabe o que farão, ele e sua namoradinha (sem sal…), aqui mesmo no Rio, mas vocês têm que esperar pelo próximo filme.

Mas, nem tudo são rosas, sempre há espinhos, quer dizer, rosa é o vestido curtinho de Geisy Arruda, aquela a quem uma turba de estudantes da Unibam catapultou para as páginas policiais, talvez para a própria Playboy, e que nos fez pagar o mesmo mico na Economist. Com direito a foto e tudo, Geisy prova que nossa sociedade não é tão liberal quanto pode parecer. Pena que não tenha surgido, ainda, o contraponto masculino ao fenômeno Geisy – que menino, vestido como, causaria tamanho escândalo? Tem de ser pela linha da cintura, Lógico, torso masculino não marca ponto fora do Sindicato. Com os calções de praia enormes que se usa, caberia as calças de cintura baixa, com cuecas bem à mostra, não acham? Espero ansiosamente.


Comentários

6 respostas para “Brasil a mil!”

  1. Queridos,

    Os gringos estão encantados com o Brasil porque eles resolveram tentar entender o país. É uma coisa meio Animal Planet: se olha de longe e tenta compreender o comportamento de uma determinada população.

    Convenhamos: deve ser divertido! 😀

    Com o tempo, no entanto, eles ficarão frustrados: nós não temos lógica! Só assim podemos viver nessa constante contradição que é nossa realidade.

    É assim que todos somos mestiços, mas pedimos que uma pessoa identifique sua cor em formulários. Que achamos que não temos preconceito de cor, mas só por desencargo de consciência adotamos ações afirmativas sem previsão de término, em vez de trabalharmos nas diferenças sociais. Que exportamos desfiles e bailes de carnavais que fariam Calígula corar, mas não aceitamos beijos gays em novelas. Que vendemos as imagens das deusas de fio-dental reverenciadas na praia, mas ainda remuneramos menos a mulheres e aceitemos todas as formas de violência imagináveis. Que trabalhamos mais horas do que todos os europeus que eu conheci, e ainda assim conversamos, nos distraímos, enrolamos para não produzir… Pensei em tantas outros paradoxos, mas não cabe citá-los todos.

    Acho que já deu para ilustrar.

    O brasileiro é realmente um povo muito peculiar: suas qualidades são muito boas e seus defeitos são terríveis.

    Não faço questão da Copa do Mundo, embora adore futebol, mas quero ser linda, feliz, rica e magra! 😀

    Beijocas a todos

    PS: Gostaria de poder marcar naquelas caixinhas “SRD” (sem raça definida, um modo chique de dizer que um cão é vira-lata). Seria tão mais fácil. Eu ainda estou tentando descobrir o que dá a mistura de 3 descendências indígenas, portugueses (um deles branco mesmo: louro de olhos azuis), árabe (contra todas as suposições louro de olhos azuis também!) e basco. Dá mameluco? Dá caboclo? Alguém se arrisca? 😀

  2. Ba,

    Adoro mesóclise, desde os tempos do colégio…
    🙂
    Sinto falto do trema (¨) também; gostava dele!

    Enfim, o novo acordo está aí e temos que nos adaptar, não é?!

    Abração,

    Güs
    com trema hehehe!!

  3. Avatar de dorita helena grinsburg
    dorita helena grinsburg

    Neste blog pratica-se o português das melhores estirpes, tenho orgulho em recomendar, sempre. Ba, de fato, está de parabéns, como nosso querido Lourenço. A recomendação de escritores de ontem é um primor, que repassei a muitos amigos.
    Abrações de Dorita

  4. Ba, não consigo deixar de elogiar seu português!

  5. Meu caro, é que o RJ é mesmo lindo. Convenhamos, mulheres de biquíni já deram o que tinham que dar (trocadilhos proibidos).
    E do jeito que a coisa vai, um garotão bem fornido e abusado derrubaria as colunas de qualquer templo do saber. Mais do que a moça em questão.
    Se bem que você, dando uma volta pelos bares no entorno das mais respeitadas instituições de ensino de São Paulo numa sexta à noite, deparar-se-ia com coisas que nem Dante imaginou. Beijas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.