Brasil desperdiça 1 milhão de m³ de biogás por dia

O Brasil desperdiça, por dia, 1 milhão de m³ de biogás, o suficiente para acionar uma usina termoelétrica de 100 megawatts (MW) ou abastecer 200 postos com gás natural (GNV), e o equivalente a 3% da capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). O combustível poderia ser aproveitado, como nos aterros São João e Bandeirantes, em São Paulo, que utilizam as sobras do gás para geração térmica.

“Nos Estados Unidos há mais de 500 projetos de aterros que geram energia, além de grande aproveitamento de gás natural renovável para movimentar frotas de caminhões da indústria pecuária”, diz, em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Marcio Schittini, sócio da Acesa, empresa com dois projetos de aproveitamento de biogás em implantação no País. Segundo ele, no Brasil, existem mais de 40 aterros que não aproveitam o combustível.

É algo para ser revisto na política energética do Brasil. As sobras do biogás poderiam gerar energia para alimentar indústrias e, possivelmente, aliviariam a capacidade no limite das hidroelétricas, por exemplo. Para se pensar.

LINK RELACIONADO

Sobre o desperdício de biogás


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.