Novembro
Com quase 56 milhões de votos, Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente da história do Brasil. Hoje, dia 1º de janeiro de 2011, ela vai receber a faixa presidencial de Lula, na cerimônia de posse, em Brasília. Relembramos o resultado do acirrado pleito para o cargo mais importante da República, que teve dois turnos, nível discutível e uma central de boatos via internet. Entre mortos e feridos, sobrevivemos. Agora, é deixar Dilma Rousseff trabalhar.
O Brasil elegeu pela primeira vez uma mulher para Presidenta da República. Com mais de 55 milhões de votos (56,05%), Dilma Rousseff (PT) foi escolhida para comandar o País nos próximos quatro anos. José Serra, do PSDB, teve pouco mais de 43 milhões de votos (43,95%) e, mais uma vez, sai derrotado de um pleito para Presidente (ele perdeu em 2002, quando Lula chegou pela primeira vez ao cargo).
O último resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 10h53min desta segunda-feira (1ª de novembro) indicava 99,99% das urnas apuradas. Dilma Rousseff teve 55.752.508 de votos (56,05%), enquanto José Serra ficou com 43.711.350 (43,95%). Brancos somaram 2.452.597 (2,30%), além de 4.689.426 (4,40%) de votos nulos. A abstenção ficou na casa de 21,50%.
A rapidez na divulgação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais mostra ao mundo que o Brasil tem um sistema eleitoral muito eficiente. Pouco depois das 20 horas do domingo, com mais de 90% das urnas já apuradas, a vitória de Dilma foi confirmada.
Às 22 horas, a candidata eleita fez o primeiro pronunciamento, em Brasília (DF). Ao lado do agora vice-presidente Michel Temer (PMDB), de políticos e aliados, Dilma Rousseff agradeceu ao povo brasileiro pela confiança. A nova Presidenta se emocionou ao agradecer Lula pelo apoio e pela campanha, certamente a mais acirrada desde 1989.
“Baterei muito à sua porta e tenho certeza e confiança de que a encontrarei sempre aberta. Sei que a distância do cargo nada representa para um homem de tamanha grandeza e generosidade”, disse, sob aplausos de militantes petistas que compareceram à festa organizada em um hotel na Capital Federal.
Para Dilma, será um desafio suceder Lula, que deixa o cargo depois de oito anos, com mais de 80% de aprovação da população, um recorde na história do Brasil. Outro dado importante, além do fato de Dilma ser a primeira mulher a chegar à Presidência, é que o Partido dos Trabalhadores será o primeiro a governar o País por mais de oito anos, desde a redemocratização.
|
Deixe um comentário