No domingo, dia 7 de novembro, acaba a 26ª edição do Salão do Automóvel, em São Paulo. Na última sexta-feira (5), o site da Brasileiros marcou presença no Anhembi para acompanhar tudo o que está rolando, ou melhor, tudo que está acelerando no evento.
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Para começar, as máquinas que só podemos ver no Salão do Automóvel. Entre os aproximadamente 450 carros, há muitos que nunca veremos nas ruas. São os protótipos e carros conceito. Apesar de parecerem de outro planeta, o público curioso não deixou de ver um por um, principalmente os da marca de auto-falantes Falcon, criados unicamente para apresentar os possantes equipamentos de som.
Na comemoração de 50 anos, a organização do Salão do Automóvel não se esqueceu de uma figura que, se viva, também completaria meio século de vida em 2010 e foi fundamental para que o brasileiro se apaixonasse por carros: Ayrton Senna. No estande da instituição que leva seu nome, é possível admirar a Lotus pilotada por Senna em 1986. Nilson Ruiz era um dos que olhavam atentamente a máquina, ao lado de seu neto, que não teve o prazer de acompanhar as proezas de um dos melhores pilotos de todos os tempos. “Se eu pudesse levar qualquer carro aqui, seria um Porsche. Mas isso aqui é outra coisa, Ayrton não tem preço”, falou, levemente emocionado.
Se a Lotus de Senna não tem preço, o Bugatti Veyron, outro que chamou muito a atenção no Salão, tem preço. E muito alto! O carro é o mais caro comercializado no Brasil e pode chegar a incríveis R$ 8 milhões. Vinícius Audi, que acabava de sair de dentro de uma Mercedes AMG 6.3, disse que babou no Veyron, mas só reclamou de não ter podido entrar no carro, fechado para visitação. “É bom entrar e sentir o cheirinho, faz a gente querer trabalhar mais para um dia comprar um desse”, brincou ele, que dirige um Fiat Palio 2010.
Apesar da atração do público pelos luxuosos e super-esportivos, um dos estandes mais visitados foi o da Volkswagen, também o maior do evento. A gigante do segmento não se limitou a apresentar seus novos lançamentos. No ambiente, também havia área destinada para as crianças, o espaço kids, onde elas poderiam desenvolver atividades lúdicas voltadas para o tema da empresa nessa edição do Salão: a sustentabilidade.
Luiz Antonio Buozzi, supervisor de promoção de vendas da multinacional no País, também falou sobre as iniciativas voltadas para um público muito crescente no mercado: as mulheres. “Aproveitamos esse contato com a mulher, que hoje tem 70% de participação na escolha do carro, sendo 45% direta e 25% indiretamente, onde ela dá opinião na compra”, revela.
No espaço destinado a elas, esmalte com as cores dos carros já pintaram milhares de unhas desde a abertura do Salão do Automóvel de 2010, no dia 26 de outubro. “Na conversa, a gente consegue identificar o que as mulheres acham das cores dos carros. É uma espécie de pesquisa intimista, afinal, nada se fala de maneira mais natural do que no cabeleireiro”, avaliou ele.
As estratégias para atrair o público de forma mais sutil, também passam por games voltados para a sustentabilidade, apresentações dos carros no formato stand up comedy e shows com artistas consagrados, como Marcelo D2, Pitty e Roger, do Ultraje a Rigor. “Nossa preocupação é buscar o que o consumidor quer, e hoje não existe uma ferramenta melhor de conversação para isso que o Salão do Automóvel. Hoje, tanto o homem quanto a mulher, sabe exatamente o quer em um carro”, completou Buozzi.
Veterana em salões do automóvel, a Volkswagen dividiu espaço com algumas novatas, como a chinesa Chery. O engenheiro Glaucio Pacheco, que rodava o Salão pelas últimas duas horas quando o abordamos, disse ter visto tudo e que se surpreendeu com a quantidade e qualidade das novas marcas, principalmente as chinesas. “Fiquei impressionado, estou vendo que vai ser uma inserção nacional”. Paralisado em frente a uma Ferrari, Pacheco admitiu que não sabia para onde olhar: para os belos carros ou para as belas mulheres que os apresentam? Aliás, essa já é uma marca registrada em eventos como esse, as cobiçadas garotas, que chegam a receber até R$ 450 por um dia ao lado dos automóveis.
Sinônimo de máquinas alemãs, Mercedez Benz, BMW e Audi sempre são atrações à parte. Neste ano, possivelmente o estande da Audi foi o mais visitado entre as três montadoras. Para Leandro Sabes, que trabalha na área de marketing e comunicação da Audi, o sucesso se deve porque 90% dos carros expostos pela marca estão abertos para o público. “Muitas pessoas que vêm aqui nunca imaginaram que um dia entrariam em um carro de R$ 700 mil. Quanto você deixa as pessoas entrarem, mexerem e ver o que é um carro Premium, a sensação é muito bacana” conta.
Sobre o mercado brasileiro, Sabes disse que o País só tem a crescer. “A Audi teve uma melhora de 62% em relação ao ano anterior. Só conheço dois mercados com os mesmos números no Brasil: álcool e drogas”, brincou ele. Ainda segundo Sabes, a Audi pretende fechar o ano no Brasil com 3.200 carros vendidos, quase mil a mais que o número de vendas em 2009.
Outro que teve discurso parecido foi o diretor de comunicação da Citroën, Carlos Alberto Costa. “O Brasil está passando por um momento muito interessante na indústria automobilística, porque passou ao lado da crise. Houve também uma melhoria no padrão de vida e uma migração de classe social. Quem tinha uma bicicleta comprou uma lambreta, quem tinha uma lambreta comprou uma moto, quem tinha uma moto comprou um carro popular e assim por diante”.
Costa comemorou os 80 mil carros vendidos no Brasil pela Citroën em 2010, 15 mil a mais que 2009. O sucesso da montadora é o C3, que chega e vender quatro mil unidades por mês.
Mas, quem visitou o estande da Citroën não tinha o C3 como principal objeto de desejo. Muitas pessoas, principalmente os vários amantes da serie de videogames Gran Turismo, foi ao salão somente para ver de perto o GT by Citroën, carro conceito, que só roda nas pistas virtuais dos games. Muito interessante.
Ainda dá para conferir de perto essas máquinas maravilhosas. A 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel termina neste domingo (7). Excepcionalmente amanhã, o Pavilhão de Exposições do Anhembi será aberto às 11h. O evento será encerrado às 19h. O Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, no bairro de Santana, em São Paulo. Para saber mais, acesse o site oficial do Salão do Automóvel, aqui.
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