Brasil, o país do futebol!

A Europa enfrenta crise profunda faz alguns anos. A Espanha, por exemplo, é um dos países que mais sofre durante esse momento e, mesmo assim, seus clubes de futebol, principalmente Barcelona e Real Madri, continuam com os cofres cheios e fazendo contratações astronômicas. Qual é o segredo? Simples, fidelizar o sócio-torcedor.

Pensando nessa linha, a Ambev começou a idealizar o “Movimento por um Futebol Melhor”. A apresentação do projeto aconteceu no Espaço das Américas na noite da última segunda-feira, 14 de janeiro, com a presença de vários ex-jogadores como o craque Cafu, presidentes dos 15 clubes que já fazem parte do programa, além do Fenômeno Ronaldo, embaixador do movimento, e Galvão Bueno, mestre de cerimônias.

A base da transformação é muito simples, as empresas que aderiram ao programa, Ambev, Seara, PepsiCo, Unilever e Danone, já hoje disponibilizam descontos em seus produtos para quem apresentar a carteirinha de sócio-torcedor. A partir de fevereiro, mais quatro gigantes entram no bolo, Netshoes, Sky, Burger King e Bradesco. A ideia é que, com o bom andamento do programa, ainda mais empresas sejam seduzidas a participar do programa. Vale lembrar que, em um primeiro momento, os descontos estão restritos a 15 grandes clubes brasileiros. São eles: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Portuguesa em São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo no Rio, os mineiros Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG e o Vitória e o Bahia, da Bahia. Em março o benefício vai ser estendido para mais cinco clubes, Internacional, Grêmio, Santa Cruz, Náutico e Sport.

Para explicar a eficácia e o tamanho desse novo modelo de distribuição no nosso futebol, foram apresentados números de nossos torcedores. Atualmente o Brasil tem 350 mil sócios-torcedores, o que significa apenas 0,2% do total da fanática torcida nacional. O motivo desse número baixo também não é segredo para ninguém, hoje o sócio-torcedor tem direito, basicamente, a descontos nos preços e prioridade na compra dos ingressos. Com o “Movimento por um Futebol Melhor” em andamento, os descontos em produtos de necessidade básica valerão a pena até para o menos fanático dos torcedores, aquele que não costuma frequentar os estádios. Só os descontos já pagarão a mensalidade de ser afiliado. Segundo Marcel Marcondes, diretor de marketing da Ambev, em um curto prazo o número de sócios de clubes no Brasil deve crescer para 2%, o que significaria um bolo de mais de R$ 1 bilhão para ser dividido entre os clubes que fazem parte do programa. “Queremos fazer do Campeonato Brasileiro o melhor do mundo!”, finalizou o empresário.

O ministro do esporte Aldo Rebelo também marcou presença e foi muito positivo em relação ao futuro do futebol nacional. “Você dificilmente encontra um torcedor do Barcelona em Madri, ou um torcedor do Real Madri no País Basco, mas os grandes clubes do Brasil têm uma grande torcida em todo o território nacional”, apontou, lembrando que o projeto também vai ser positivo por fidelizar o torcedor que não tem condições geográficas de apoiar seu time do coração. Sem fugir da raia, quando perguntado qual carteirinha iria comprar, declarou seu amor ao Palmeiras.

Quem também esteve no palco do auditório principal do Memorial da América Latina foi o atual técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, que comemorou a possibilidade de os clubes brasileiros poderem competir com grandes potências mundiais, segurar suas joias e até trazer craques renomados do exterior para deixar nossa liga mais competitiva. Apesar do otimismo, Felipão fez questão de ressaltar que, mesmo com o dinheiro no bolso e o maior poder aquisitivo, o principal enfoque tem que ser sempre nas categorias de base.


Comentários

Uma resposta para “Brasil, o país do futebol!”

  1. Uma boa iniciativa para o futebol Brasileiro, porem necessita os clubes de boa administração para ai sim, termos craques desfilando seu futebol em gramados brasileiros, estádios lotados, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.