Brasil perde e leva a prata no vôlei de praia

Alison e Emanuel são prata nos Jogos Olímpicos 2012 no vôlei de praia. A dupla brasileira foi derrotada por 2 sets a 1 ( parciais de 23-21, 16-21 e 16-14) nesta quarta-feira, dia 9, pelos alemães  Julius Brink e Jonas Reckermann.

Aos 39 e em sua provável última Olimpíadas, Emanuel perdeu a oportunidade de entrar para o seleto grupo de brasileiros donos de duas medalhas de ouro olímpicas. O clube conta com o triplista Adhemar Ferreira da Silva (único bicampeão, em Helsinque 1952 e Melbourne 1956), dos jogadores de vôlei Maurício e Giovane e com os velejadores Robert Scheidt, Torben Grael e Marcelo Ferreira.

A prata no entando completa a coleção do jogador, que foi ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008. Já o estreante Alison começa bem sua jornada nos Jogos, com a segunda medalha mais valiosa do quadro.

Os campeões Brink e Reckermann sacrificaram boa parte do calendário do circuito mundial deste ano, em preparação voltada exclusivamente para os Jogos Olímpicos. Em Londres, os campeões mundiais de 2009 encontraram o melhor de seu jogo e deixaram pelo caminho Ricardo e Pedro Cunha antes de chegar à decisão para vitimar outra parceria brasileira.

O JOGO

Alison iniciou bem a partida, fechando o bloqueio. As duas duplas se mantiveram sem falhas de ataque, e Emanuel começou a brilhar com o saque adversário forçado em cima do veterano. Um erro de recepção de Emanuel fez os alemães abrirem dois pontos na altura dos 13.

Os brasileiros desperdiçaram alguns serviços, mas não se abalaram emocionalmente e passaram na frente ao botarem pressão no ataque adversário. Mas Brink e Reckermann tiveram paciência sob a pressão de dois sets points contrários, contaram com um erro de ataque de Emanuel e conseguiram a virada na parcial por 23 a 21.

Os brasileiros voltaram para o segundo set concentrados e conseguiram livrar uma diferença até então inédita na pontuação, com Emanuel achando caminhos quase impossíveis no duelo com o bloqueio alemão. O veterano levantou a torcida em um rali matando a jogada depois que seu boné caiu.

Em seguida Alison ganhou uma disputa na rede e ampliou a vantagem. Depois a parceria entregou alguns lances e teve que chamar tempo. Só depois conseguiu fechar em 21 a 16 e levar a final para o tie-break.

O set de desempate já começou com ralis (pontos longos) e trocas de liderança. Mas o contra-ataque alemão funcionou e os rivais da decisão conseguiram abrir vantagem. Emanuel e Alison pressionaram cada ataque, mas encontraram Brink e Reckermann inabaláveis do outro lado da rede. A dupla nacional chegou a salvar três match points, mas depois de dois erros seguidos de Emanuel praticamente ofereceram a vantagem que os europeus precisavam para definir a batalha.

 


Comentários

Uma resposta para “Brasil perde e leva a prata no vôlei de praia”

  1. Emanoel errou demais na hora da decisão, no Brasil as pessoas estão muito acostumadas a segundo lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.