Brasil quer atrair imigrante qualificado

 

Em muitos países do mundo, imigrantes são indesejados. Por um lado, há questões como a xenofobia e o racismo; por outro, o medo de que os estrangeiros “roubem” os empregos dos nativos.

A nova política de imigração brasileira, no entanto, seguirá outra linha. Com o crescimento econômico do país e a demanda por profissionais especializados, a entrada de imigrantes qualificados será facilitada. Mais do que isso, será incentivada.

Com o programa “Brasil de Braços Abertos”, o governo federal vai desburocratizar a entrada de trabalhadores de setores estratégicos (como engenheiros de petroquímica e técnicos de inovação tecnológica), exigindo menos documentos e estimulando a permanência no país.

Uma força tarefa envolvendo quatro ministérios foi montada em Brasília, e sob coordenação da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) vai estudar as mudanças no atual panorama no país. Hoje, os estrangeiros no mercado de trabalho são apenas 0,3% da população e o prazo médio para emissão de visto pode levar oito meses e custar R$ 15 mil para quem quer trabalhar no Brasil.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.