Brasil tem 12 jogos decisivos pelos estaduais. Dois campeões saem hoje

Domingo cheio para quem gosta de futebol. Dez estados brasileiros começam neste dia 6 a decidir seus campeões reginais, e dois deles, o Rio Grande do Norte e a Paraíba, conhecerão até o fim do dia seus campeões.

Souza e Campinense, pela Paraíba, e América e ABC, no Rio Grande do Norte, lutam para ser os primeiros campeões do Brasil em 2012. O América pode voltar a erguer a taça em seu estado depois de um jejum de 10 anos caso empate no estádio Franqueirão. Na Paraíba a vantagem é do Campinense, que venceu o primeiro jogo da decisão por 4 a 3. A final acontece no estádio Amigão, em Campina Grande, no interior.

Dos quatro estados do “eixo”, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, apenas o primeiro terá uma final “tradicional” entre Fluminense e Botafogo. Os dois, que tem a rivalidade mais antiga de seu estado, se encontram em uma final de campeonato local desde 1975. Esta será a primeira vez que os dois decidem desde a unificação do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, no mesmo ano de 175, a consequente união destes estaduais, em 1979. O primeiro jogo da final acontece no estádio do Engenhão, às 16h

Também às 16 um clássico meio apagado decide o campeonato Mineiro. No reformado estádio Independência o América tenta voltar a dar a volta olímpica contra o Atlético Mineiro. Os dois clubes já fizeram o clássico mais importante do estado até meados da década de 1950, quando o Cruzeiro eclipsou o coelho, que não é campeão em Minas desde 2001. O último título do Atlético foi em 2010.

No Rio Grande do Sul a final acontece contra o Caxias, da cidade de Caxias do Sul, e o Internacional de Porto Alegre. A última vez que Caxias chegou na final foi em 2000, quando venceu o Grêmio e levou para a região da Serra Gaúcha seu único título. O Inter, que tenta o bi, é o maior campeão do Rio Grande do Sul, com 40 títulos. O primeiro jogo da final será no estádio Centenário, em Caxias.

Em São Paulo a decisão coloca frente a frente o Guarani, de Campinas, e o Santos, da cidade homônima, mas as duas partidas da final serão na capital, no estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. O Santos tenta conquistar um tricampeonato que não vem desde 1969. Já o Guarani, campeão brasileiro de 1978, chega à sua segunda final de Paulistão. Em 1988 o time campineiro perdeu para o Corinthians o título estadual.

No Ceará, em Pernambuco, na Bahia, em Goiás, no Paraná e em Santa Catarina a final terá clássicos. Fortaleza e Ceará se enfrentam no Castelão, Vitória e Bahia no Barradão, Santa Cruz e Sport Recife no Colosso do Arruda, Goiás e Atlético Goianiense no Serra Dourada, Coritiba e Atlético Paranaense na Vila Capanema — estádio do Paraná Clube –, e Avaí e Figueirense no estádio da Ressacada.  Curiosamente em Santa Catarina está será apenas a terceira final estadual entre os dois maios rivais da cidade de Florianópolis. Todos os jogos são às 16h.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.